Em recente entrevista, a apresentadora e cantora Xuxa relembrou a ausência de paquitas negras no passado
Redação Publicado em 13/03/2023, às 13h12
Durante participação no programa Altas Horas, da TV Globo, a cantora e apresentadora Xuxa relembrou um duro fato que envolve a sua trajetória na televisão: a ausência de paquitas negras.
Durante o programa, exibido no sábado, 11, Xuxa revelou que sua antiga empresária, Marlene Mattos, impediu a presença de paquitas negras. O programa, que homenageou os 60 anos de Xuxa, contou com a presença de Adriana Bombom. Na plateia, ela relembrou que foi figurante de um programa da apresentadora no ano de 1996.
"A Marlene não queria uma paquita negra, mas eu fiquei encantada com a beleza dela", disse Xuxa.
Adriana revelou que o seu sonho era ser uma paquita, mas que existiam obstáculos para isso. "O meu sonho era poder invadir aquela televisão para estar lá e ser uma paquita, mas eu sei que meu sonho estava muito longe, até porque as paquitas eram loiras e eu sabia que não podia estar ali pela cor, por eu ser negra", disse Adriana. "Um belo dia me convidaram para fazer uma participação de figurante no programa. Isso pra mim foi uma alegria enorme, trabalhar com a Xuxa, e fui referência porque as outras negras todas queriam estar nesse papel que eu estava fazendo como assistente de palco".
Xuxa também revelou que se incomodou com o fato das paquitas negras ingressarem no programa com cabelos pretos, mas que logo foram alterados para o loiro.
"Elas [paquitas] entravam com os cabelos pretos lindos e depois de alguns meses estavam todas loiras e isso me deixava bastante nervosa. Eu há pouco tempo soube o porquê e isso me deixou mais chateada ainda", disse ela.
Quem também falou sobre a ausência foi a atriz Erika Januza. Ela, que também participou do programa, publicou imagens vestida de paquita e relembrou a falta de representatividade nas ajudantes de palco de Xuxa entre 1980 e 2000.
"Essas fotos dizem várias coisas sobre infância e sobre ser uma mulher negra. Quantas vezes nos desdobramos pra sermos bem sucedidas, cuidarmos da família, estarmos bonitas, fazermos igual aos homens e o valor não é o mesmo", escreveu ela.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro