Nero Cláudio César Augusto Germânico - Wikimedia Commons
Império Romano

Imperador Romano Nero foi vítima de Fake News

Segundo nova interpretação dos documentos antigos, Nero não era tão terrível quanto se acreditava

Mariana Ribas Publicado em 22/02/2019, às 13h00

Nero, o último imperador Romano, que governou de 54 a 68 d.C. - tinha uma grande fama de mau. No entanto, segundo uma nova interpretação dos documentos escritos pelos filósofos romanos Publius Cornelius Tacitus, Gaius Suetonius Tranquillus e Cassius Dio, o imperador foi alvo de Fake News e que, na verdade, ele não era tão terrível assim.

De acordo com a maioria dos relatos, o  imperador chegou a matar sua própria mãe, esposa, irmão, e seus fieis guardas. Para os filósofos, não se sabe se isso realmente aconteceu. Há a possibilidade, inclusive, de o próprio Nero ter inventado esses fatos para passar uma imagem de mau.

Nero não era muito adorado pela classe média e alta. Mas antigos registros indicam que ele era odiado por todos, o que não era verdade. De acordo com o documentário Segredos dos Mortos: Os Arquivos Nero, lançado na última quarta-feira, 20 de fevereiro, pela PBS, o imperador era adorado por muita gente e pode ter sido alvo de escritos tendenciosos.

Tacitus escreveu culpando Nero pelo grande incêndio de Roma. A história diz que Nero tinha planos de uma construção não aprovada pelo Senado, e provocou o incêndio e para dar inicio a sua construção imediatamente. Só que sua construção não agradou muito a classe alta. Em entrevista à PBS, Eric Varner, professor da História da Arte na Universidade Emory, Atlanta, afirmou que "Nero teria sido visto como muito inadequado, aos olhos da elite romana". 

Além disso, Nero amava a arte, e sempre tentou aproximá-la ao universo romano. Segundo a historiadora Rebecca Benefiel, "se dependesse dele, ele provavelmente não teria escolhido ser imperador...Suas últimas palavras foram: 'Oh, um artista morre comigo', resumindo-se como um artista mais do que como líder militar."

Apesar de ser difícil de ser comprovada, essa nova releitura lança uma nova polêmica sobre a história do imperador romano.

Civilizações Antiguidade História curiosidades Roma Antiga Nero romana Gaius Suetonius Tranquillus Publius Cornelius Tacitus Cassius Dio

Leia também

Terra pode ter tido anel semelhante ao de Saturno, sugere estudo


Batman receberá estrela na Calçada da Fama de Hollywood


Entenda como buracos negros supermassivos podem "matar de fome" as galáxias


'João Sem Deus': Minissérie sobre condenado líder espiritual estreia na TV


Eva Hart, a menina que sobreviveu ao naufrágio do Titanic


Descoberta de quartel de 3.200 anos revela espada com inscrição sobre Ramsés II