Imagem ilustrativa - Pixabay/dep377
Coronavírus

Hamsters serão abatidos em Hong Kong

Roedores adquiridos desde 22 de dezembro em pet shop serão devolvidos

Isabela Barreiros Publicado em 18/01/2022, às 10h04

O governo de Hong Kong anunciou que cerca de 2 mil hamsters serão abatidos após vestígios de covid-19 terem sido identificados em 11 animais em um pet shop localizado no bairro Causeway Bay.

Os roedores comprados desde 22 de dezembro deverão ser entregues para serem sacrificados — o que deverá ser feito “humanitariamente”, segundo as autoridades. Os donos também deverão se apresentar para testes para o novo coronavírus.

Acredita-se que os hamsters tenham testado positivo para a doença após terem contato com um funcionário do estabelecimento ‘Little Boss’ que havia sido diagnosticado com covid-19.

Segundo a secretária de saúde de Hong Kong, Sophia Chan, ainda não existem evidências de que animais domésticos possam transmitir a doença para humanos, o que torna a medida uma prevenção.

As autoridades estão agindo com cautela, especialmente em decorrência da estratégia de “zero covid” adotada por Hong Kong e China Continental, em que medidas rígidas de fronteira estão sendo adotadas para suprimir o avanço do vírus na região.

Além do sacrifício dos hamsters do pet shop em questão, as autoridades também anunciaram a suspensão imediata nas vendas de hamsters e importações de todos os roedores.

Avaliamos que os riscos desses lotes são relativamente altos e, portanto, tomamos a decisão com base nas necessidades de saúde pública”, declarou à imprensa local o diretor de agricultura, pesca e conservação, Leung Siu-fai.

“Pedimos a todos os donos de animais de estimação que observem uma higiene rigorosa ao manusear seus animais e gaiolas. Não os beije nem os abandone nas ruas”, acrescentou, segundo reportou o jornal The Guardian.

História Hong Kong notícia covid-19 abate hamsters

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro