Putin durante visita a Mariupol - Reprodução/Vídeo
Putin

Guerra da Ucrânia: A visita surpresa de Putin a Mariupol, ocupada por forças russas

Putin fez uma visita inesperada a cidade de Mariupol, tomada pelas forças russas

Redação Publicado em 20/03/2023, às 10h06

Em meio aos desdobramentos da Guerra da Ucrânia, iniciada em fevereiro do último ano, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez uma inesperada visita a Mariupol, cidade na Ucrânia ocupada por forças russas. O episódio ocorreu neste domingo, 19.

Conforme repercutido pela agência TASS, o presidente russo foi até a cidade de helicóptero. No local, passou por diversos bairros com um carro. Ele fez paradas e conversou com moradores.

Putin também se encontrou o mais importante comando da operação militar, o que engloba Valery Gerasimov, atual comandante do Exército russo em meio a ofensiva na Ucrânia

O chefe de Estado também examinou o litoral de Mariupol na área do iate clube, do prédio do teatro, lugares memoráveis ​​da cidade”, explicou a agência Interfax.

Críticas

Como era de se esperar, a visita de Putin gerou críticas. Através do Twitter, Mykhaylo Podolyak, assessor presidencial da Ucrânia, detonou a visita do presidente russo, de maneira indireta. 

The criminal always returns to the crime scene. As the civilized world announces the arrest of the "war director" (VV Putin) in case of crossing its borders, the murderer of thousands of Mariupol families came to admire the ruins of the city & graves. Cynicism & lack of remorse.

— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) March 19, 2023
O criminoso sempre volta à cena do crime", escreveu ele. "O assassino de milhares de famílias de Mariupol veio admirar as ruínas da cidade e [seus] túmulos. Cinismo e falta de remorso."

A visita de Putin ocorre após o Tribunal Penal Internacional de Haia ter solicitado a prisão do presidente da Rússia. O pedido ocorreu após investigações feitas pela Comissão Internacional Independente de Inquérito sobre a Ucrânia da ONU, que apontou que as tropas de Putin foram responsáveis por crimes de guerra durante a invasão ucraniana.

guerra Rússia Ucrânia conflito Putin século 21 País Zelensky Guerra da Ucrânia

Leia também

Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço


Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos


Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião


Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza


Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório