Imagem meramente ilustrativa com pelicanos - Foto por sandid pelo Pixabay
Gripe aviária

Gripe aviária mata milhares de pelicanos na Venezuela e preocupa Peru

Venezuela declarou alerta sanitário de 90 dias; entenda!

Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 05/12/2022, às 12h24

Recentemente, a gripe aviária voltou a chamar atenção em alguns países, especiamente na América do Sul, após ter sido responsável pela morte de milhares de pelicanos no Peru. Com o evento, a Venezuela veio a declarar situação de alerta sanitário por 90 dias em cinco estados costeiros do país, na última sexta-feira, 2.

Tamanha preocupação se deve porque a doença do vírus, o AH5N1, matou mais de 13 mil aves marinhas no Peru, sendo a maioria pelicanos. Por isso, de acordo com a Revista Galileu, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) chegou a emitir um alerta de nível internacional para que as nações se atentem com a doença.

Segundo o órgão, a doença pode se espalhar caso as medidas adequadas não sejam tomadas, devido a migração sazonal das aves, de forma que pode se espalhar por toda a América Central e demais países da América do Sul. A Venezuela, onde o estado de alerta sanitário foi instituído, já chegou a registrar seus primeiros casos de gripe aviária, também em pelicanos.

Pelicanos, espécie de ave aquática / Crédito: Foto por Andrei Prodan pelo Pixabay

 

Gripe aviária

A doença mais conhecida como gripe aviária, causada pelo vírus da H5N1 — sendo que a que assola alguns países sul-americanos atualmente é a do tipo A —, normalmente infecta aves selvagens e domésticas, não possuindo qualquer tipo de cura ou tratamento na atualidade, e provocando alta taxa de mortalidade entre os animais.

Apesar de raro, a doença também pode afetar seres humanos, tendo sido registrados somente 868 casos de transmissão de aves para humanos em 19 anos — o que resultou em 456 mortes. Entre os sintomas, destaca-se vermelhidão nos olhos e outros semelhantes ao da gripe, além de pneumonia e dificuldade para respirar, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mundo Venezuela notícias Peru América do Sul doenças gripe aviária

Leia também

Soldado israelense revela uso de palestinos como escudos humanos em Gaza


Por que sequência de 'Gladiador' substituiu ator que interpretou Lucius?


Arqueólogos desvendam mistério de como pá de madeira de 3.500 anos ficou conservada


Mulher de 105 anos revela segredo da longevidade: 'Beba cerveja e não case'


Irmãos Menendez: Veja as novas evidências que podem tirar Lyle e Erik da cadeia


'The Office': Amazon lançará remake mexicano da série