Seleção da Alemanha posando com a mão na boca na foto oficial da parida - Divulgação/Twitter:@DFB_Team_EN
Copa do Mundo

Governo da Alemanha apoia direito de expressão após Fifa vetar braçadeiras

Seleção alemã posou para foto oficial com a mão na boca nesta quarta-feira, 23, como forma de protesto

Matheus Botosso, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 23/11/2022, às 11h12

Antes mesmo da bola rolar, a Copa do Mundo no Qatar já estampava as capas de vários jornais, devido às diversas polêmicas que surgiram durante a preparação do torneio e também às leis rígidas do país-sede, como por exemplo, proibição da homossexualidade.

Como forma de protesto, sete seleções europeias decidiram que, durante a competição, o capitão de cada time utilizaria uma braçadeira de arco-íris da campanha "One Love", para demonstrar apoio a comunidade LGBTQIAP+.

Entretanto, após a Fifa vetar o protesto informando que o jogador que utilizasse a braçadeira seria punido com um cartão amarelo logo no início da partida, as seleções optaram por não utilizar a faixa.

Conforme repercutido pelo G1, depois da ameaça da Fifa, o porta-voz da Alemanha, um dos sete países que declarou apoio a campanha, afirmou nesta quinta-feira, 23, que os direitos das minorias sexuais e de gênero não são negociáveis ​​para o país.

O porta-voz, que não teve o nome divulgado, declarou que Berlim, capital da Alemanha, lamenta o fato dos atletas estarem sendo proibidos de se expressar durante o torneio.

Nossa equipe representa nosso país e nossa diversidade e nós, como governo, somos da opinião de que o esporte pode escolher autonomamente seus próprios meios para fazer campanha por valores como diversidade e tolerância" afirmou o porta-voz.

Protesto dos jogadores da Alemanha

A Federação Alemã divulgou uma nota oficial antes da partida, informando que o capitão do país, Manuel Neuer, não iria utilizar a braçadeira multicolorida, em virtude do pronunciamento da Fifa.

Ainda segundo a fonte, tradicionalmente, os atletas de cada time se unem para tirar uma foto oficial da partida. Nesta quarta-feira, 23, a Alemanha estreou contra o Japão, e na hora da foto dos jogadores, os alemães posaram para foto com a mão na boca como forma de protesto.

It wasn’t about making a political statement – human rights are non-negotiable. That should be taken for granted, but it still isn’t the case. That’s why this message is so important to us.

Denying us the armband is the same as denying us a voice. We stand by our position. pic.twitter.com/tiQKuE4XV7

— Germany (@DFB_Team_EN) November 23, 2022
Alemanha Japão foto protesto mão boca braçadeira Copa do Mudo Neuer

Leia também

Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa


Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha


'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço