Gilberto Gil em entrevista no 'Roda Viva' - Divulgação/YouTube/Roda Viva
Gilberto Gil

Gilberto Gil sobre democracia: "precisamos insistir no fortalecimento"

Entrevista aconteceu no 'Roda Viva' nesta segunda-feira, 23

Éric Moreira Publicado em 24/05/2022, às 15h30

Gilberto Gil, cantor e compositor brasileiro, esteve em entrevista no programa 'Roda Viva', da TV Cultura, nesta segunda-feira, 23. Durante a conversa, comentou sobre a importância da democracia e também sobre os impactos negativos do governo de Jair Bolsonaro para com as instituições culturais.

Foram instituições fortalecidas em governos anteriores. Processos e projetos de fomento foram totalmente abandonados", apontou Gil. "Consternação não é suficiente, é preciso batalhar, insistir no fortalecimento dos mecanismos democráticos, que garantam a manifestação de vários grupos, a liberdade de expressão."

Gilberto Gil também apontou a importância do voto como ferramenta da população, para manter governos interessantes, ou para que mudanças significativas ocorram na sociedade, de forma a valorizar mais a própria cultura e produções culturais em geral. "Boa parte do Brasil reivindica a substituição dos que estão aí", contou.

Em sequência, sobre sua retomada de ancestralidade nas produções, com elementos africanos e de forma a da voz à população negra, afirma: "Sou muito grato ao fato de que isso [participação e letras na música] tenha ajudado no processo de uma afirmação cada vez maior de setores que foram sempre menosprezados, desprezados, por várias razões, como o racismo. Ter possibilitado que essas vozes desses movimentos mais recentes se elevem no sentido de cobrar a sua inclusão e visibilidade que merecem me orgulha."

Academia Brasileira de Letras

Gilberto Gil assumiu uma posição dentro da Academia Brasileira de Letras (ABL) recentemente, no dia 8 de abril. De acordo com o cantor, o aspecto mais importante de sua presença é a cultura popular.

A oralidade é muito importante e no Brasil ela é uma coisa extraordinária", comentou para a escritora Djamila Ribeiro. "[...] A música popular é a palavra cantada. É a oralidade levada ao extremo pela junção da música com a melodia, ritmo e etc."
cultura eleições governo voto entrevista crítica Academia Brasileira de Letras Gilberto Gil Roda Viva

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro