Gérard Depardieu - Getty Images
Gérard Depardieu

Gérard Depardieu pede adiamento de julgamento por agressões sexuais

Célebre ator francês, Gérard Depardieu é alvo de mais de 10 acusações de agressão sexual, e pediu adiamento de julgamento por questões de saúde

Éric Moreira Publicado em 28/10/2024, às 10h05

Nesta segunda-feira, 28 de outubro, teria início em Paris o julgamento do ator francês Gérard Depardieu, de 75 anos, devido a uma série de acusações de agressão sexual. Porém, o réu pediu pelo adiamento do julgamento, alegando questões de saúde.

Segundo informado por seu advogado, Jérémie Assous, à Franceinfo: "Gérard Depardieu está extremamente afetado e, infelizmente, seus médicos o proibiram de estar presente na audiência, razão pela qual ele pedirá um adiamento para uma data posterior para poder comparecer".

Agora, conforme repercute o The Guardian, Depardieu deve comparecer a uma audiência criminal ainda hoje, para início de seu julgamento, referente a duas acusações de agressão sexual por uma cenógrafa e uma assistente de direção durante as gravações de 'Les Volets verts' ('Persianas Verdes', em tradução livre), de 2021. Porém, o interrogatório do ator e o veredito devem ser adiados para uma data posterior.

Acusações

O julgamento atual de Depardieu se refere exclusivamente às acusações das duas mulheres mencionadas; porém, segundo o The Guardian, cerca de 20 mulheres já o acusaram de cometer vários crimes sexuais.

Um ícone do cinema francês, Depardieu já apareceu em mais de 200 filmes, e sempre negou qualquer abuso pelo qual vem sendo acusado. A cenógrafa relatou em fevereiro ter sofrido agressão e assédio, além de uma série de insultos sexistas por parte do ator, e a assistente de direção também alegou violência sexual durante as filmagens.

Porém, antes mesmo destas mulheres, muitas outras queixas foram direcionadas a Depardieu. A primeira a registrar uma queixa foi a atriz Charlotte Arnould, que disse ter sido agredida sexualmente e inclusive estuprada pelo ator. Em 2014, uma ex-assistente de produção também o acusou, bem como a atriz Hélène Darras prestou queixa em 2018 e, no ano passado, a escritora e jornalista espanhola Ruth Baza o acusou de estuprá-la em 1995.

Agora, grande parte da mídia francesa aguarda por mais atualizações no julgamento de Gérard Depardieu, reconhecido como a maior estrela do cinema do país a enfrentar acusações do movimento #MeToo na França. Outras figuras proeminentes envolvidas em polêmicas semelhantes são os diretores Jacques Doillon e Benoît Jacquot.

Leia também: Estrela de ‘A Lagoa Azul’, Brooke Shield revela que foi vítima de agressão sexual

França Paris Mundo julgamento notícias Cinema ator abuso MeToo agressão sexual Gérard Depardieu adiamento

Leia também

Eduardo Suplicy é diagnosticado com câncer de linfoma


Ex-Menudo detalha abuso sofrido pelo pai dos irmãos Menendez: 'Olhava com malícia'


Meghan prometeu a Harry 'estrelato em Hollywood' após saída da realeza


Carvão que pertenceu ao Titanic irá a leilão com outros intens de naufrágios


Homem encontra US$ 20 em estacionamento, e consegue prêmio de US$ 1 milhão


Mulher é encontrada com mordida de cobra após duas semanas desaparecida