A confusão aconteceu no último domingo, 19, no Centro de São Paulo
Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 20/06/2022, às 14h43
Em cenas registradas no Centro de São Paulo, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) desferiu golpes de cassetete em um grupo suspeito de fazer arrastão em um mercado da área. Após isso, bombas de gás ainda foram jogadas na direção de moradores em situação de rua que apenas estavam presentes no local.
Pessoas gravaram vídeos que mostram a ação dos agentes na região da Praça da Sé, que circulam nas redes sociais. Na noite do último domingo, 19, ao menos dois suspeitos de saquearem uma loja foram detidos pelos guardas-civis: um adulto e um adolescente que estava ferido.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana não explicou por que a GCM jogou bombas de efeito moral contra a população de rua. Segundo a pasta, para impedir o roubo, os agentes fizeram o uso progressivo da força.
Em suas redes sociais, o padre Júlio Lancelloti, da Pastoral do Povo da Rua, critivou a ação da GCM e compartilhou o vídeo mostrando o momento em que uma bomba é atirada contra os moradores de rua.
A bomba bate numa grade e se divide, espalhando fumaça e assustando as pessoas, que saem correndo. No fundo da imagem é possível ver outros pontos de fumaça, que, provavelmente, são de outras bombas que teriam sido lançadas mais distante.
Agora a noite na Sé . Pop em situação de rua com frio espera atendimento e recebe bombas pic.twitter.com/cBfBAtHYNm
— JULIO LANCELLOTTI (@pejulio) June 20, 2022
🇧🇷🚩🚩 Agora a noite na praça da Sé , pessoas em situação de rua esperando atendimento são reprimidas s com bombas de efeito moral#Juliolancellottinobeldapaz #PadreJuliolancellotti#LulaEoPTmeuBrasilDeVolta pic.twitter.com/lKUoDSoj9b
— Ednei Gomes 🇧🇷🇵🇹💢 (@edneigomes11) June 20, 2022
Algumas testemunhas disseram, via G1, que as bombas foram atiradas logo depois que dois adolescentes tentaram roubar um casal que passava pela região. Um dos infratores teria sido ferido após a vítima o acertar com um canivete. O casal correu para um mercado para evitar o assalto, mas outros adolescentes foram atrás e tentaram invadir o local.
Em seguida, um grupo de pessoas entra no mercado e saqueia o lugar. Em algumas imagens compartilhadas na internet, é possível ver um guarda civil usando o cassetete para bater nos suspeitos, que deixam o local. Depois disso, algumas bombas foram lançadas pela GCM em direção a moradores de rua que apenas estavam próximos dali.
Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou sobre o ocorrido e comentou que “os infratores passaram a arremessar objetos contra as equipes da GCM. Diante do tumulto, os Guardas fizeram o uso moderado e progressivo da força, a fim de garantir a integridade física e a segurança das pessoas em situação de rua, vítimas e dos agentes da Guarda Civil Metropolitana”.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro