‘Felinos incendiários’ se tornaram um verdadeiro problema no país; entenda!
Fabio Previdelli Publicado em 03/01/2022, às 17h00
Às vésperas das celebrações de fim de ano, a equipe de bombeiros de Seul, na Coreia do Sul, publicou um alerta sobre um inusitado fato que vem acometendo a cidade nos últimos meses: os gatos incendiários.
Segundo o Departamento Metropolitano de Incêndios e Desastres, os felinos foram culpados por 107 incêndios entre janeiro de 2019 e dezembro de 2021. Em quase metade dos casos, mais precisamente em 52 ocasiões, o acidente doméstico começou quando os pets estavam sozinhos em casa.
Grande parte dos incêndios começaram através de fogões elétricos por indução. Mesmo que o equipamento não gere fogo, a equipe de bombeiros explica que o fogão pode ser acionado pelos gatos. Com o eletrodoméstico ligado, objetos inflamáveis próximos a ele podem ocasionar uma combustão.
Nos casos registrados em Seul, pelo menos quatro tutores ficaram feridos e, em alguns episódios — que não foram numerados — os próprios felinos se tornaram vítimas de seus incêndios, aponta a Folha de S. Paulo.
Incêndios iniciados por gatos continuam a ser relatados nos dias de hoje", declarou o porta-voz dos bombeiros Chung Gyo-chul, porta-voz ao jornal Korea Herald. "Aconselhamos os donos de animais de estimação a prestar atenção extra, pois o fogo pode se espalhar amplamente quando não há ninguém em casa."
O problema, porém, não é exclusivo do país. Segundo o The Washington Post, a Associação Nacional de Proteção contra Incêndios publicou um levantamento atribuindo que cerca de três casos diários de incêndio nos Estados Unidos são provocados por pets — a contribuição dos gatos nesses números, contudo, não foi especificada.
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião