Mensagem de papel de 200 anos encontrada na França - Reprodução/Facebook (@Ville d'Eu)
Arqueologia

Garrafa com mensagem de 200 anos é encontrada em escavação na França

Uma equipe de estudantes voluntários, participando de uma escavação arqueológica no norte da França, fez uma descoberta inesperada; veja a mensagem!

Luiza Lopes Publicado em 23/09/2024, às 11h30

Uma equipe de estudantes voluntários, participando de uma escavação arqueológica no norte da França, fez uma descoberta inesperada. Enquanto exploravam os restos de uma vila gaulesa situada no alto de um penhasco próximo a Dieppe, eles encontraram um pote de barro que continha um pequeno frasco de vidro.

"Era o tipo de frasco que as mulheres costumavam usar ao redor do pescoço para carregar sais aromáticos," explicou Guillaume Blondel, líder da equipe e chefe do serviço arqueológico da cidade de Eu, à BBC. Dentro do frasco, havia uma mensagem em papel, cuidadosamente enrolada e amarrada com um barbante.

pote de barro que continha um pequeno frasco de vidro / Crédito: Reprodução/Facebook (@Ville d'Eu)

 

Mensagem

Na última semana, Blondel desvendou o conteúdo da mensagem, que dizia: “PJ Féret, natural de Dieppe, membro de várias sociedades intelectuais, realizou escavações aqui em janeiro de 1825. Ele continua suas investigações nesta vasta área conhecida como Cité de Limes ou Acampamento de César". 

PJ Féret era uma figura local de destaque, e os registros municipais confirmam que ele liderou a primeira escavação no local há 200 anos. "Foi um momento absolutamente mágico," afirmou Blondel.

Mensagem em papel encontrada / Crédito: Reprodução/Facebook (@Ville d'Eu)

 

Sabíamos que já havia escavações aqui no passado, mas encontrar esta mensagem de 200 anos atrás… foi uma surpresa total. Às vezes você vê essas cápsulas do tempo deixadas para trás por carpinteiros quando eles constroem casas. Mas é muito raro em arqueologia. A maioria dos arqueólogos prefere pensar que não haverá ninguém vindo atrás deles porque eles fizeram todo o trabalho”, destacou. 

Segundo comunicado, a escavação de emergência foi iniciada devido à erosão do penhasco que ameaça o local, ao norte de Dieppe. "Sabíamos que era uma vila gaulesa," disse Blondel à emissora britânica. "O que ainda não sabemos é o que exatamente ocorreu dentro da vila. Era um lugar de importância?"

França arqueologia escavação garrafa Mensagem de papel Dieppe Guillaume Blondel PJ Féret

Leia também

Irmãos Menendez: Após série, Netflix vai lançar documentário sobre Lyle e Erik


Zoológico na China atrai visitantes com cães pintados como pandas


Durante último ano letivo, escolas dos EUA baniram 10 mil livros


Gato perdido em Yellowstone andou mais de mil quilômetros tentando voltar para casa


Filme brasileiro 'Ainda Estou Aqui' é cotado para o Oscar por imprensa americana


Ex-técnico diz que 'tinha que proteger' atletas ‘jovens e loiras’ de Mohamed al-Fayed