- BBC
Europa

Garrafa com líquido antibruxa é encontrada em antiga casa

O recipiente possuía anzóis, dentes, vidro e outros objetos, sendo encontrado durante reforma na casa onde Angeline Tubbs nasceu

André Nogueira Publicado em 04/11/2019, às 07h00

Uma garrafa do século 19 com líquidos para afastar bruxas foi encontrada numa pousada da Inglaterra, antiga casa onde Angeline Tubbs, a Bruxa de Saratoga, nasceu e cresceu até imigrar para os EUA. A produção desse modelo de garrafa começou em 1830, ou seja, depois da imigração de Tubbs.

A casa, localizada em Watford Village, Northamptonshire, passava por reformas no telhado quando o objeto foi encontrado. Acredita-se que os religiosos da sociedade vitoriana usavam a garrafa para afastar feitiços do mal e, para isso, o recipiente guardava anzóis, dentes humanos e lascas de vidro.

Casa onde reforma ocorria / Crédito: BBC

 

O proprietário do imóvel decidiu manter-se em anonimato, mas se pronunciou: "Provavelmente vou escondê-lo novamente para alguém encontrar em mais 100 anos". Segundo o Museu de Arqueologia de Londres, esse objeto é comum, e muitos foram encontrados em estruturas históricas, margens de rios e outros locais.

“Certamente é mais antiga que a maioria das garrafas de bruxa, e infelizmente não é contemporânea à Angeline Tubbs, mas ainda é uma descoberta fascinante”, afirmou Dr. Ceri Houlbrook, da Universidade de Hertfordshire. Por mais que muitas dessas garrafas sejam do século 18, o modelo em forma de torpedo, que foi encontrado, é mais recente.

Inglaterra bruxa Líquido Angeline Tubbs

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos