Governo do Distrito Federal está em contato com a organização internacional para incluir o nome de Argemiro Antônio da Silva na Difusão Vermelha
Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 10/01/2025, às 14h00
O Governo do Distrito Federal está em contato com a Interpol, organização internacional de cooperação policial, para incluir o nome de Argemiro Antônio da Silva, de 62 anos, na Difusão Vermelha, lista que reúne foragidos procurados mundialmente.
Caso o pedido seja aceito, o fugitivo passará a ser procurado em 196 países. "Estou realizando os trâmites necessários", afirmou à CNN o secretário de Administração Penitenciária do DF, Wenderson Teles.
Para que o nome seja incluído na lista, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do DF encaminha o pedido ao escritório central da Interpol em Brasília. É necessário que o juiz responsável pelo caso se comprometa a solicitar a extradição, se necessário. Em seguida, o pedido é enviado à sede da Interpol, localizada em Lyon, na França, onde a decisão final é tomada.
Argemiro Antônio da Silva escapou do Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, na madrugada da última sexta-feira, 3, após serrar as barras da cela. O fugitivo possui mais de 120 processos judiciais, incluindo acusações de latrocínio (roubo seguido de morte), e é considerado de alta periculosidade, classificado no nível 4 do sistema carcerário.
Após a fuga, as autoridades intensificaram as buscas, ampliando o perímetro para áreas próximas a Minas Gerais e Goiás, estados cujas divisões estão a cerca de 90 km de distância.
O homem também é acusado de envolvimento em um roubo milionário a um banco em Goiás, onde foram subtraídos cerca de R$ 1,3 milhão em espécie.
Equipes de policiais montaram barreiras em pontos estratégicos do Distrito Federal, enquanto helicópteros realizaram sobrevoos em áreas rurais e urbanas, mas, até o momento, não houve sucesso na captura.
A Secretaria de Administração Penitenciária do DF instaurou uma investigação para identificar como o detento conseguiu os instrumentos usados na fuga e apurar se houve colaboração interna ou externa.
Leia também: Chef Salt Bae alimenta bilionária procurada pela Interpol em seu restaurante
Mulher é flagrada pela alfândega com 90 quilos de chocolate de Dubai
Novo detalhe sobre ferimentos em corpo de Roy Bigg intriga polícia
Juiz nega pedido para recuperar fortuna em Bitcoin perdida em lixão
Os médicos são condenados por deixarem paciente sangrando para 'saírem para beber'
Igreja Católica permite formação de homens gays como padres, mas salienta celibato
Peixe com 'dentes humanos' vira sensação nas redes sociais