Imagem meramente ilustrativa de vírus - Divulgação/Pixabay/MintBlack4u
Brasil

Fiocruz pede cuidado com surtos de gripe

Epidemia de gripe que vêm assolando o Rio de Janeiro; fundação alerta outros estados

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 11/12/2021, às 08h40

Nas últimas semanas, o estado do Rio de Janeiro presenciou um aumento considerável no número de casos de gripe, somando mais de 21 mil pacientes infectados com o vírus influenza A. Segundo novo boletim da Fiocruz da última quinta-feira, 9, outras regiões devem se preocupar com surtos da doença.

Com destaque grandes centros urbanos, como São Paulo ou Salvador, e regiões em que as medidas contra a Covid-19 tenham tido baixa adesão. O relatório intitulado 'InfoGripe' afirma que a epidemia do Rio de Janeiro pode vir a se repetir em outros lugares do Brasil.

Junto a isto, a Fiocruz aponta que em doze das unidades federativas brasileiras, estamos presenciando um aumento nos casos de SRAG, síndrome respiratória aguda grave, nas últimas seis semanas. No entanto, esta condição também é causada pelo coronavírus, o Sars-CoV-2, como afirma o coordenador do boletim, Marcelo Gomes, ao portal Terra.

"Diferentemente do apontado em atualizações anteriores, embora em muitos estados o crescimento ainda seja lento, os dados sugerem se tratar de um crescimento sustentado e recomenda-se a reavaliação das medidas de prevenção e transmissão de vírus respiratórios, especialmente em relação aos eventos de final de ano para evitar o agravamento do cenário epidemiológico”.

A nova preocupação com vírus respiratórios também segue o grande número de novos pacientes com SRAG, que têm idade abaixo de 60 anos, englobando jovens, adolescentes e, principalmente, crianças de até nove anos.

Brasil Rio de Janeiro notícias gripe epidemia covid-19 SRAG

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro