Dona Vitoria, como ficou conhecida a idosa que filmou traficantes pela janela de casa, será interpretada por Fernanda Montenegro
Giovanna Gomes Publicado em 24/02/2023, às 10h55
Faleceu nesta quinta-feira, 23, a idosa que denunciou um esquema de tráfico de drogas a partir de filmagens da janela de sua casa na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana. Ela, que se tornou heroína nos anos 2000 e precisou entrar para o Programa de Proteção à Testemunha, morreu aos 97 anos de idade, no estado da Bahia.
A história de Joana Zeferino da Paz, mulher alagoana cujas denúncias levaram à prisão mais de 30 indivíduos, entre traficantes e policiais omissos que recebiam propina, foi contada para todo o país no ano de 2005 pelo jornal Extra. A identidade da mulher, no entanto, sempre foi preservada, a fim de garantir sua segurança. Até ontem, quando o jornal finalmente revelou seu verdadeiro nome, ela era conhecida como Dona Vitória.
Com a noticia do falecimento da mulher, o Globoplay anunciou ontem que está produzindo um filme sobre sua história. O longa, que se chamará 'Vitória', terá Fernanda Montenegro no papel da protagonista.
O Globoplay e a Conspiração lamentam a morte de Joana Zeferino da Paz, que faleceu aos 97 anos na tarde de ontem em Salvador. A história de Joana, senhora que aos 80 anos filmou a rotina do tráfico em Copacabana e levou à prisão de bandidos e policiais em 2005, é a inspiração de ‘Vitória’, filme Original Globoplay com produção da Conspiração", diz a nota.
"O longa tem Fernanda Montenegro no papel principal e o ator Alan Rocha dando vida ao personagem inspirado no jornalista Fabio Gusmão, hoje editor de O Globo e Extra, que descobriu a história de Dona Joana e a trouxe a público", prossegue a Globoplay.
A produtora explica que, "por questões de segurança, os personagens sofreram adaptações, como nome, características físicas e naturalidade para que não fosse possível identificá-los. No filme, Joana se chama Josefina e, em vez de alagoana, é mineira."
De acordo com a fonte, o longa teve as gravações concluídas já em dezembro do ano passado e se encontra em fase de pós-produção. A estreia do filme, que tem direção de Andrucha Waddington — que assumiu o projeto no lugar de Breno Silveira, falecido no início das filmagens — tem estreia prevista para 2024.
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro
Corpo de alpinista eslovaco é recuperado no Himalaia após escalada histórica
Navio romano com 2 mil anos é descoberto intacto na Sicília
Morre Dom Antonio de Orleans e Bragança, trineto de Dom Pedro II