Gianni Infantino, presidente da FIFA (Federação Internacional de Futebol) - Getty Images
Terremoto

FIFA anuncia doação milionária a vítimas do terremoto no Oriente Médio

A Fifa Foundation, entidade independente que promove ações sociais, será responsável por fornecer ajuda aos países

Redação Publicado em 17/02/2023, às 14h12

Nesta sexta-feira, 17, a FIFA emitiu um comunicado informando a doação de US$ 1 milhão (aproximadamente R$ 5,2 milhões) às vítimas do terremoto que atingiu regiões da Turquia e Síria, no último dia 6. Conforme anunciado pelo presidente da Federação, Gianni Infantino, a verba será usada para comprar itens emergenciais e oferecer abrigos temporários para as famílias necessitadas.

Em nome da comunidade global do futebol, gostaria de estender minhas mais profundas condolências às famílias e amigos daqueles que perderam suas vidas nos terremotos na Turquia e na Síria. Nossos pensamentos e orações estão com as vítimas e com os feridos nesta tragédia. Gostaríamos de expressar nossa solidariedade e apoio ao povo de ambos os países durante este período terrível". 

Segundo informações da revista IstoÉ, a Fifa Foundation, entidade independente que promove ações sociais através do esporte, fez reuniões com ONGs locais e confederações nacionais para entender e listar quais as principais necessidades da população no momento. Assim, toda verba será revertida para a assistência humanitária

Vista aérea de prédios destruídos pelo terremoto na Turquia. Foto: GettyImages 

Terremoto 

O terremoto de magnitude 7,8 da última segunda-feira, 6, é considerado um dos desastres naturais mais devastadores deste século. Até o último registro, as autoridades do Gerenciamento de Emergências e Desastres da Turquia e Síria registraram mais de 42 mil mortos, sendo milhares de pessoas desabrigadas. A situação é agravada devido às baixas temperaturas. 

Relato e ajuda

Nas redes sociais, o volante Willian Arão, ex-jogador do Flamengo que está atualmente no clube Fenerbahçe, relatou os momentos de angústia após a catástrofe:

Companheiros nossos de trabalho estão soterrados, suas famílias também, então é uma tragédia imensa. Infelizmente o clima também não tem ajudado, porque em algumas partes ainda há neve, tem muito frio [...] é um clima de luto mesmo, muita tristeza".

O clube de Istambul, treinado pelo técnico Jorge Jesus, também está realizando trabalhos sociais de auxílio aos afetados.

 

Futebol Síria Turquia terremoto FIFA Ajuda Gianni Infantino

Leia também

Irmão de Kate Middleton conta ‘interrogatório’ dos sobrinhos ao apresentar namorada


Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro