Não é a primeira vez que itens da espécie são localizados, mas novas evidências mostram um detalhe importante sobre o grupo pré-histórico
Caio Tortamano Publicado em 17/06/2020, às 14h00
Um sítio arqueológico nos arredores de Lattakia, na Síria, possui peças fundamentais para o entendimento da evolução do homem na região: ferramentas feitas de pedra, que datam de 100 mil anos atrás e foram construídas por neandertais.
De acordo com o arqueólogo Dr. Bassam Jamous, responsável pela descoberta, essa não é a primeira vez que vestígios desse tipo foram encontrados na Síria — na década de 1990, três ossadas neandertais foram encontradas em uma caverna. Contudo, localizar ainda mais peças dessa raça confirmam a localização estratégica da vila al-Shir, onde os ossos e ferramentas foram localizados.
Isso quer dizer que os neandertais se estabeleceram no local muito por conta das condições climáticas, especialmente às margens do rio al-Kabir al-Shamali. Provavelmente, esse assentamento foi criado por nômades que vieram da Alemanha até a Síria em busca de um lugar mais confortável.
Os neandertais são uma subespécie arcaica do homo sapiens, que foi, provavelmente, eliminada pelos seus próprios descendentes. Foram extintos há cerca de 40 mil anos entre a Ásia e a Europa.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro