Sundar Pichai em evento de 2020 - Getty Images
Inteligência Artificial

Executivo do Google diz que IAs o 'mantêm acordado à noite'

O diretor-executivo da empresa multimilionária revelou ter preocupações em relação à nova tecnologia

Ingredi Brunato Publicado em 17/04/2023, às 12h52

Em uma entrevista recente à CBS, canal televisivo dos Estados Unidos, Sundar Pichai, o diretor-executivo do Google, revelou sua opinião a respeito de inteligências artificiais, uma tecnologia que está em disparada no mercado nos últimos tempos. 

Pode ser muito prejudicial se implantado incorretamente e ainda não temos todas as respostas — e a tecnologia está avançando rapidamente. Então, isso me mantém acordado à noite? Absolutamente", apontou ele. 

Segundo Pichai, é importante que os governos desenvolvam leis para regular as IAs, especialmente devido à explosão no surgimento de ferramentas que utilizam inteligência artificial para realizar as mais diversas tarefas. O Chat GPT, criado pela OpenIA, é apenas um dos exemplos mais recentes e populares. 

"Sabe, será possível com a IA criar um vídeo facilmente. Nele, poderia estar o Scott [Pelley, o entrevistador da CBS] dizendo algo, ou eu dizendo algo, e nunca dissemos isso. E pode parecer preciso. Então, você sabe, em uma escala social, isso pode causar muitos danos", observou o funcionário do Google. 

O diretor-executivo da gigante de tecnologia mencionou ainda o fenômeno da "caixa preta" como motivo para suas preocupações em relação ao futuro. Esse termo se refere ao fato que inteligências artificiais por vezes resolvem as tarefas que receberam de seus criadores de maneiras que eles não tem como explicar — ou seja, o resultado desejado é alcançado, mas não se sabe que caminho foi usado para chegar nele, o que torna mais difícil de identificar problemas no funcionamento da IA. 

Bard 

A Alphabet, dona do Google, lançou recentemente o Bard, que é semelhante ao ChatGPT. Na conversa com a emissora, Sundar Pichai elogiou a companhia onde trabalha por liberar uma versão mais simples da IA enquanto espera até que seus modelos mais avançados passem por mais testes. 

notícias tecnologia futuro inteligência artificial Google diretor IA executivo preocupações

Leia também

Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião


Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza


Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório


Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original


Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal