Osso fossilizado foi encontrado em depósito datado do século XIII a.C. - Divulgação/Meier
Arqueologia

Evidência de caça a fósseis durante a Idade do Bronze é encontrada na Grécia

Fóssil foi encontrado em um depósito em Micenas, uma antiga cidade no nordeste do Peloponeso, na Grécia

Giovanna Gomes Publicado em 20/08/2024, às 10h37

Um estudo publicado na Scientific Reports revelou que um osso fossilizado descoberto nas coleções do sítio arqueológico de Micenas é um dos primeiros exemplos conhecidos de caça a fósseis antigos. O osso pertenceu a um Stephanorhinus, um gênero extinto de rinoceronte que viveu na Eurásia e no norte da África.

Antes de a ciência compreender a natureza dos fósseis, as pessoas os interpretavam através de suas crenças culturais, religiosas e mitológicas. Na Grécia Antiga, os restos fossilizados de grandes animais eram frequentemente considerados ossos de gigantes míticos, dragões ou outras criaturas lendárias.

Segundo informações do portal de notícias Heritage Daily, o fóssil em questão foi inicialmente encontrado em Micenas, antiga cidade no nordeste do Peloponeso, Grécia. Ele estava em um depósito de objetos guardados em uma loja no porão, datado do século XIII a.C. Embora tenha sido recuperado durante escavações na década de 1970, o osso foi analisado recentemente no Museu de Micenas.

Hipóteses

Os autores do estudo exploraram possíveis interpretações para o propósito do fóssil. Eles sugerem que ele poderia ter sido visto como um objeto mágico, trazendo sorte, significado religioso ou mítico ao seu portador. Tal qualidade sobrenatural pode ter sido associada a seres míticos gigantes, semelhante às associações posteriores de fósseis com heróis e monstros na Grécia.

Grécia arqueologia fóssil Micenas osso fossilizado

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos