Ovidio Guzmán está preso no México desde o dia 5 de janeiro
Giovanna Gomes Publicado em 28/02/2023, às 07h37
A embaixada americana no México realizou um pedido formal para a extradição de Ovidio Guzmán, filho do traficante Joaquín "El Chapo" Guzmán, conforme informaram fontes do governo mexicano na segunda-feira, 27. O homem, que é conhecido como "El Ratón", é um dos líderes do cartel de Sinaloa, de tráfico de drogas, como declarou um porta-voz governamental que não quis ser identificado.
Segundo informações da agência de notícias AFP, Guzmán filho foi preso em 5 de janeiro na cidade de Culiacán, no noroeste do país, durante uma operação que deixou 10 militares e 19 suspeitos mortos.
As autoridades consideram que tanto Ovidio quanto três de seus irmãos, conhecidos como "Los chapitos", teriam herdado o controle de "El Chapo" sobre o cartel de Sinaloa.
Conforme lembrou a fonte, Guzmán pai foi extraditado aos Estados Unidos no ano de 2017 para que fosse julgado por um tribunal de Nova York. Lá, foi declarado culpado de uma série de crimes relacionados a tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Dois anos depois, ele foi condenado à prisão perpétua.
Depois de capturado, o filho Ovidio Guzmán obteve uma suspensão judicial para impedir que fosse entregue imediatamente à justiça americana. Entretanto, o juiz que concedeu o recurso forneceu ao governo americano o prazo de até 5 de março para que apresentasse o pedido de extradição.
Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa
Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço