A estrutura do observatório foi encontrada por funcionários que instalavam redes de descanso para os alunos
Maria Paula Azevedo, supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 17/08/2023, às 16h51
Uma inusitada descoberta arqueológica foi feita na Michigan State University, conhecida como MSU, nos Estados Unidos. Trabalhadores que atuam na manutenção do campus encontraram a estrutura do primeiro observatório da instituição, construído em 1881.
O que remanesceu do prédio de astronomia foi avistado enquanto os funcionários instalavam suportes de redes de descanso para os alunos. A estrutura data da época em que os primeiros telescópios foram instalados por todo o país, visando compreender o espaço sideral.
Antes de sua instalação, os alunos da MSU observavam o cosmos a olho nu, mas graças aos esforços do professor Rolla Carpenter, o aparelho foi instalado e os mesmos conseguiram se manter a par das últimas pesquisas, conforme repercutido pelo portal Space.com.
No comunicado divulgado pela universidade, Ben Akey, arqueólogo da MSU e doutorando em antropologia, explicou a história do telescópio de 5,5 polegadas (13,97 centímetros):
Nos primeiros dias do programa de astronomia da MSU, Carpenter levava os alunos ao telhado do College Hall e os fazia observar de lá. Mas ele não achou a solução boa o suficiente para garantir a experiência dos alunos em observação astronômica”, explicou Akey ao portal da MSU.
Na época em que o prédio de 5 metros de diâmetros foi construído, os estudiosos utilizavam telescópios para catalogar estrelas e nebulosas, além de mensurar os pontos luminosos para compreender sua composição. O aparelho também se movia em 360 graus, graças a um trilho de ferro instalado em sua base.
Em uma revista da faculdade, que data entre 1898 e 1899, é possível encontrar menções ao observatório. Já um documento de 1915, que pertence ao departamento de engenharia civil da MSU, um episódio de depredação foi relatado, onde apenas o telescópio ficou intacto. Não se sabe o que aconteceu com a construção, mas o aparelho de observações foi achado no edifício de física e astronomia em 1970, e pode ser encontrado no Abrams Planetarium da universidade.
Com um campus tão antigo, há muitos materiais históricos [e] materiais arqueológicos que seriam perturbados por toda a construção em andamento no campus”, disse Akey em nota para a MSU.
Atualmente, o departamento de pesquisa astronômica da MSU conta com um telescópio de 24 polegadas (cerca de 61 centímetros), adquirido em 1967.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro