Imagens das câmeras dos uniformes dos policiais no hospital Fort Sanders Regional Medical Center, nos EUA - Reprodução/Vídeo
EUA

EUA: mulher retirada de hospital morre após ser ignorada por policiais

A mulher havia procurado o centro médico depois de sofrer um derrame e quebrar o tornozelo

Redação Publicado em 28/02/2023, às 16h31

Nesta terça-feira, 28, agentes de segurança dos Estados Unidos emitiram um comunicado informando a respeito do caso de uma mulher de 60 anos que morreu dentro de uma viatura policial após ser expulsa do hospital Fort Sanders Regional Medical Center. Lisa Edwards havia procurado o centro médico depois de sofrer um derrame e quebrar o tornozelo.

Segundo informações do portal UOL, o ocorrido aconteceu no dia 5 de fevereiro, mas as autoridades só divulgaram as imagens das câmeras dos uniformes dos policiais hoje. Na gravação, é possível ver Lisa numa cadeira de rodas dizendo que ainda está se sentindo mal. "Eu quebrei o tornozelo e já tive um derrame, não consigo levantar", ela afirma para um dos agentes. Em resposta, um deles diz: "Eu não tenho nada a ver com isso. Você precisa sair daqui". 

Nos EUA, Lisa Edwards, uma senhora de 60 anos, procurou ajuda após sofrer um derrame e quebrar o tornozelo. Como Lisa não tinha plano de saúde, o hospital se recusou a atendê-la. Lisa seguiu clamando por ajuda e a polícia foi então chamada para prendê-la. Ela morreu na viatura.
+ pic.twitter.com/xxuwmmCHzY

— Pensar a História (@historia_pensar) February 28, 2023

Conforme noticiado pelo canal americano TV Wate, os agentes abordaram a mulher após um chamado de invasão de propriedade. No entanto, a acusação não foi confirmada e o Fort Sanders Regional Medical Center abriu uma investigação interna para averiguar a ocorrência. 

Outros detalhes 

Posteriormente, Lisa continuou pedindo ajuda e revelou aos policiais que não estava conseguindo respirar. Em meio a risadas, eles replicaram: "Você já foi dispensada pelo hospital. Isso é fingimento, não vai funcionar. Já perdemos tempo demais com você". 

Uma autópsia mostrou que Edwards faleceu em decorrência de um derrame isquêmico causado por uma doença cardiovascular aterosclerótica. 

Protestos 

Na última segunda-feira, moradores da cidade de Knoxville, no Tennessee, se reuniram em frente a prefeitura para pedir justiça por Lisa. Em entrevista, Chris Irwin, um morador local, afirmou:

O que vimos foi uma indiferença brutal. Contamos 'ajuda' aproximadamente cinquenta vezes. Ela disse 'por favor' umas oitenta vezes. Esses policiais riram dela, zombaram dela, chamaram-na de mentirosa, e isso não é aceitável".
Estados Unidos morte hospital Policiais derrame Fort Sanders Regional Medical Center

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro