Gêmeas pós-cirurgia com os pais (esq.) e gêmeas siamesas antes do procedimento (dir.) - Divulgação/ Cook Children’s Medical Center
EUA

EUA: em cirurgia histórica, gêmeas siamesas são separadas depois de 11 horas

Gêmeas estavam unidas desde a parte inferior do osso do peito até o umbigo e compartilhavam um fígado

Redação Publicado em 26/01/2023, às 13h08

Na última quarta-feira, 23, o hospital pediátrico Cook Children's Medical Center, de Fort Worth, no Texas, Estados Unidos, divulgou um comunicado sobre uma cirurgia histórica de separação de duas gêmeas siamesas, que eram unidas pelo abdômen e dividiam um fígado. A equipe informou que o procedimento durou cerca de 11 horas. 

Segundo informações publicadas pelo jornal O Globo, AmieLynn Rose e JamieLynn Rae Finley se recuperam bem e vão seguir em observação no hospital devido à complexidade do caso. Ainda conforme os médicos, as bebês tinham seu próprio coração e bolsa cardíaca, fato que aumentou as chances da cirurgia ser bem sucedida. 

Procedimento 

Amanda Arciniega, mãe das meninas, explicou ao hospital que o diagnóstico foi definido através de um ultrassom, que mostrou que as duas estavam unidas e necessitariam da intervenção cirúrgica. Posteriormente, AmieLynn e JamieLynn nasceram prematuramente no dia 3 de outubro de 2022, com 34 semanas de gestação, pesando 2 kg e 42 cm. 

Dr. Iglesias, responsável pelo procedimento no hospital, explicou, em coletiva, a respeito das próximas etapas de recuperação:

Os primeiros passos serão a cicatrização da grande incisão necessária para separá-los. Temos que esperar que seus intestinos comecem a funcionar antes de começarmos a permitir que a nutrição se mova através de seus intestinos. Algumas dessas coisas podem exigir procedimentos em etapas para que a família esteja pronta para que o fechamento abdominal possa exigir mais de uma operação. Esperamos que não, mas é uma possibilidade".

O obstetra que acompanhou o caso, Dr. Tabor, ressaltou:

Tenho muita esperança de que elas tenham uma boa recuperação e tenham uma vida saudável no futuro".
EUA Texas hospital cirurgia siamesas Gêmeas

Leia também

Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original


Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal


Filho de Vladimir Herzog elogia 'Ainda Estou Aqui': 'Homenagem'


Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza


Começa a ser erguido o maior prédio do mundo, na Arábia Saudita


Por que Russell Crowe está insatisfeito com 'Gladiador 2'?