Imagem ilustrativa - Imagem de Congerdesign por Pixabay
Estudo

Estudo revela em quais países as pessoas confiam menos na qualidade da água

Estudo realizado por especialistas em saúde global da Universidade Northwestern e da Universidade da Carolina do Norte ouviu indivíduos de 141 países

Giovanna Gomes Publicado em 27/08/2024, às 11h16

Um estudo publicado na revista Nature Communications no último domingo, 25, analisou as percepções globais sobre a qualidade da água potável, revelando que a maioria das pessoas em 141 países acredita que sua saúde está em risco devido à água que consomem.

O estudo, realizado por especialistas em saúde global da Universidade Northwestern e da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, utilizou dados da Pesquisa Mundial de Risco da Lloyd's Register Foundation de 2019, que envolveu 148.585 adultos.

Segundo a revista Galileu, os resultados mostraram que a preocupação é especialmente alta em países como Zâmbia, onde a maioria acredita que a água pode causar danos à saúde, enquanto em Singapura, cerca de 52,3% dos entrevistados confiam na segurança da água.

Gráficos do estudo indicam que, em algumas regiões, mais de 50% da população conhece alguém que teve problemas de saúde devido à água potável nos últimos dois anos. Essa preocupação é particularmente grave na África, Oriente Médio e sul da Ásia.

No Brasil, embora o acesso à água de qualidade seja desigual, a abundância de recursos hídricos atenua os riscos. Entre 10% e 19% dos brasileiros relatam conhecer alguém que teve problemas com a água potável, em contraste com mais de 50% em algumas partes da África. No entanto, mais de 50% dos brasileiros acreditam que enfrentarão problemas de saúde relacionados à água nos próximos dois anos, alinhando-se com a tendência global.

Os pesquisadores identificaram que mulheres, pessoas com dificuldades financeiras e com maior nível educacional tendem a desconfiar mais da segurança da água que consomem. Essa desconfiança está frequentemente ligada à percepção de corrupção governamental, mesmo em países com um alto Produto Interno Bruto (PIB).

Alternativas prejudiciais

A desconfiança na água potável faz com que muitas pessoas recorram a alternativas como água engarrafada, que é cara e prejudicial ao meio ambiente, ou a bebidas açucaradas, que afetam a saúde.

A professora Sera Young, coautora do estudo, destacou que essa desconfiança leva a comportamentos prejudiciais, como o consumo de alimentos processados e o aumento do estresse psicológico. Joshua Miller, outro autor do estudo, enfatizou a importância de não apenas fornecer água potável segura, mas também de garantir a confiança das pessoas na fonte de água.

Para melhorar essa confiança, os pesquisadores sugerem que os testes de água sejam amplamente divulgados e que sejam fornecidos filtros capazes de detectar contaminantes, tornando o acesso à água mais seguro.

estudo países água potável desconfiança qualidade da água

Leia também

Terra pode ter tido anel semelhante ao de Saturno, sugere estudo


Batman receberá estrela na Calçada da Fama de Hollywood


Entenda como buracos negros supermassivos podem "matar de fome" as galáxias


'João Sem Deus': Minissérie sobre condenado líder espiritual estreia na TV


Eva Hart, a menina que sobreviveu ao naufrágio do Titanic


Descoberta de quartel de 3.200 anos revela espada com inscrição sobre Ramsés II