Vista aérea do Mount Pleasant, durante escavações - Divulgação - Cardiff University
Arqueologia

Estrutura neolítica foi construída muito mais rápido do que se pensava, diz estudo

Todo o complexo do Mount Pleasant, um henge como o famoso Stonehenge, não foi erguido ao longo dos séculos, mas sim em anos

Isabela Barreiros Publicado em 10/11/2020, às 07h00

Durante o período Neolítico, seres humanos no sul da Grã-Bretanha começaram a construir enormes monumentos para sepultamentos e rituais, sendo o mais famoso o Stonehenge. Agora, um novo estudo publicado na revista científica Proceedings of the Prehistoric Society investigou um deles, o henge Mount Pleasant.

Pesquisadores acreditaram por muito tempo que essas construções circulares ritualísticas eram erguidas ao longo dos séculos. As conclusões do recente artigo, porém, são bem diferentes: tudo indica que eles foram levantados muito mais rápido, levando entre 35 e 125 anos.

Os cientistas investigaram a datação por radiocarbono dos artefatos usados para construir o monumento. Alguns dos itens mais interessantes foram as picaretas de chifre, que serviam para abrir as valas do monumento. Por meio dessa pesquisa, foi possível entender o período que os humanos levaram para construir o henge.

Segundo a principal autora do estudo, Susan Greaney, “a construção de Mount Pleasant teria envolvido um grande número de pessoas - cavando valas enormes com ferramentas simples como picaretas de chifre”.

“Embora a construção das várias partes tenha ocorrido em várias fases, com sucessivas gerações a trabalhar na sua construção, toda a obra se concentrou em pouco mais de um século”, afirmou. Ou seja, o ritmo de toda a obra era frenético.

No entanto, ainda restam dúvidas: não se sabe porque as estruturas foram erguidas. “As pessoas estavam construindo esses monumentos como um 'último suspiro' porque podiam ver a mudança chegando? Ou o esforço e trabalho de construir esses monumentos levou a uma rebelião, um colapso na crença nos líderes ou na religião, que criou um vácuo no qual novas pessoas poderiam vir do continente?”, questionou a pesquisadora.

História arqueologia Stonehenge Neolítico Grã-Bretanha notícia

Leia também

Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião


Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza


Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório


Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original


Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal