Via Ápia, conhecida como a “rainha das estradas de longa distância" - Divulgação/Unesco
Arqueologia

Estrada de pedra romana de 800 km é reconhecida como patrimônio da Unesco

Unesco conferiu o status de patrimônio cultural à antiga estrada de pedras do século IV a.C., que desempenhou papel crucial na conquista de territórios do Império Romano

Luiza Lopes Publicado em 30/07/2024, às 13h30

Nesta semana, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) conferiu o status de “patrimônio cultural” à Via Ápia, uma antiga estrada de pedras que data do século IV a.C. e se estende por 800 km, ligando Roma a Brindisi.

A inclusão foi anunciada na última reunião do Comitê do Patrimônio Mundial em Deli, Índia. Com essa designação, a Via Ápia torna-se a 60ª propriedade da Itália a ser reconhecida como Patrimônio Mundial.

O ministro da Cultura italiano, Gennaro Sangiuliano, declarou à Reuters que essa nova designação destaca o “valor universal de uma extraordinária obra de engenharia que tem sido essencial durante séculos para as trocas comerciais, sociais e culturais com o Mediterrâneo e o Oriente”.

História da estrada

A Via Ápia, conhecida como a “rainha das estradas de longa distância”, foi iniciada em 312 a.C. pelo censor romano Ápio Cláudio Ceco, ligando Roma à cidade de Cápua.

Antes dela, as estradas romanas se limitavam à região central da Etrúria, na atual Toscana. A Via Ápia se expandiu ao longo do tempo, desempenhando um papel crucial na conquista de territórios do Império Romano e abrangendo hoje 22 seções.

Via Ápia se estende ao longo de 800km da Itália / Crédito: Wikimedia Commons

 

Ela serviu como uma rota estratégica para os militares rumo à Ásia Menor e facilitou o crescimento urbano e a produção agrícola. Além da sua estrutura de cinco camadas, a estrada é notável pelas várias construções ao seu redor, como arcos triunfais, banhos, anfiteatros, basílicas, aquedutos, canais, pontes e fontes.

É um conjunto totalmente desenvolvido de obras de engenharia, que ilustra a habilidade técnica avançada dos romanos na construção de estradas, projetos de engenharia civil, infraestrutura e obras de recuperação de terras”, ressaltou a UNESCO em comunicado.
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