Estátua do presidente João Goulart e fotografia dele em 1962 - Reprodução/Otto Dumovich / Domínio Público via Wikimedia Commons
Brasil

Estátua em homenagem ao ex-presidente João Goulart será instalada no RS

Mais conhecido como Jango, o ex-presidente João Goulart governou o país entre 1961 e 1964, até ser deposto pelos militares, há quase 60 anos

Éric Moreira Publicado em 15/02/2024, às 12h19 - Atualizado em 16/02/2024, às 11h30

Neste ano de 2024, marca-se os 60 anos do início de um dos períodos mais sombrios e turbulentos da história recente do Brasil: a ditadura militar. Em referência a isso, uma estátua de bronze em tamanho real do ex-presidente João Goulart — aquele que foi deposto pelos militares — será erguida em Porto Alegre, capital do estado em que ele nasceu.

+ Conspiração e exumação: Há 45 anos, morria João Goulart

Conforme noticiado pela GZH, a escultura foi encomendada pela Fundação Caminho da Soberania, tendo sido produzida pelo escultor fluminense Otto Dumovich. Ele tambem foi responsável por produzir uma estátua de Leonel Brizola, ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul — o único político eleito para governar dois estados diferentes na história do Brasil —, que se encontra no Palácio Piratini, também na capital gaúcha.

Esse ano é especial, são 60 anos do golpe militar, é um ano que consideramos propício para fazer essa homenagem e reafirmar o compromisso com a democracia. Junto a outros líderes, o Jango foi a grande vítima do golpe militar de 1964", afirma o ex-deputado e presidente da Fundação Caminho da Soberania, Vieira da Cunha, à GZH.

A princípio, era planejada a instalação da estátua perto da Usina do Gasômetro da Avenida João Goulart, mas a empresa responsável por administrar a área não concordou com a iniciativa. Por isso, o local escolhido foi um triângulo entre as avenidas Edvaldo Pereira Paixa e a Aureliano de Figueiredo Pinto, próximo à sede do Ministério Público estadual.

60 anos da ditadura

O golpe militar que deu início à ditadura ocorreu entre os dias 31 de março e 1º de abril de 1964, há quase 60 anos. O período que se seguiu ficaria marcado para sempre na história do Brasil como um dos mais violentos e repressivos da história do país, tendo levado à prisão e morte de civis, militantes e políticos que fossem contrários ao regime.

Brasil notícias Ditadura militar João Goulart Rio Grande do Sul estátua homenagem

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro