Cemitério de 5 milhões de anos onde 'parentes' de elefante foram encontrados - Divulgação / Museu da Flórida por Kristen Grace
Arqueologia

Esqueletos de ancestrais dos elefantes: Nos EUA, escavação revela cemitério de 5 milhões de anos

Durante a escavação, vários esqueletos completos foram achados, incluindo sete jovens e um adulto

Redação Publicado em 01/06/2023, às 16h35 - Atualizado às 16h43

Sob grandes montes de areia e argila próximo a um rio no norte da Flórida, estado situado no sudeste dos Estados Unidos, estão escondidos os esqueletos de ancestrais dos elefantes que viveram no final do período Mioceno. Esses fósseis, pertencentes ao gênero extinto Gomphotherium, datam aproximadamente de 5 milhões de anos.

As escavações vêm ocorrendo no local arqueológico conhecido como Montbrook Fossil Dig desde 2015, quando Eddie Hodge, proprietário das terras da região, contratou pesquisadores do Museu da Flórida após a descoberta de fósseis em sua propriedade.

Foi no início de março de 2022 que Jonathan Bloch, curador de paleontologia de vertebrados do Museu de História Natural da Flórida, e sua equipe encontraram partes de um esqueleto de Gomphotherium. No entanto, inicialmente, isso parecia não ser uma grande descoberta.

Foi somente quando Dean Warner, um professor de química aposentado e voluntário na escavação de Montbrook, encontrou um pé articulado de algo  grande que a atenção se voltou para a descoberta. O voluntário relatou:

Comecei a encontrar um após o outro, os ossos do dedo do pé e do tornozelo. Conforme continuei a escavar, a ulna e o rádio começaram a aparecer também”.
Local onde os 'paretes' de elefante foram encontrados - Crédito: Reprodução/Museu da Flórida/ Kristen Grace

 

Outros esqueletos

Em poucos dias, ficou evidente que não era apenas um esqueleto, mas vários esqueletos completos, incluindo um adulto e pelo menos sete jovens. Ainda é cedo para determinar com precisão o tamanho desses espécimes, mas até agora Bloch estima que o adulto tinha cerca de 2,5 metros de altura. O crânio, incluindo as presas, chegava a mais de 3 metros de comprimento.

Segundo a Galileu, os pesquisadores acreditam que esses antigos parentes dos elefantes chegaram na região em diferentes momentos, sendo depositados ou transportados para lá. As jazidas fósseis estão localizadas a cerca de 48,2 quilômetros do Golfo do México, no entanto, a região estava muito mais próxima do mar no final do período Mioceno.

Estados Unidos História arqueologia Esqueletos escavação cemitério parentes elefante

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro