Espada samurai encontrada na Alemanha - Reprodução/State Museums of Berlin
Arqueologia

A espada samurai encontrada em porão bombardeado na Alemanha

Espada do Japão feudal descoberta em porão da Segunda Guerra Mundial, em Berlim, levanta questões sobre sua origem e viagem

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/08/2024, às 11h53 - Atualizado às 14h04

No porão de um antigo prédio residencial em Berlim, arqueólogos fizeram uma descoberta curiosa: uma wakizashi, espada tradicionalmente usada por samurais no Japão feudal.

O artefato, marcado pela corrosão e envolta em mistério, foi encontrado em meio a um depósito de artefatos militares descartados, aparentemente abandonados nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial.

O local, que sofreu bombardeios durante o conflito, guarda histórias esquecidas, agora reveladas pela equipe de arqueólogos. Entre os itens encontrados, além da wakizashi, estavam freios, estribos e outros artigos militares, todos aparentemente descartados enquanto o caos da guerra assolava Berlim.

Incertezas

A descoberta levantou uma série de perguntas entre os especialistas. Como uma espada tão emblemática da cultura japonesa, vinda de um período em que o Japão estava isolado do resto do mundo, conseguiu chegar à capital alemã?

"Quem poderia imaginar que, em uma época em que o Japão estava isolado e quase nenhum viajante europeu havia entrado no país, uma arma tão usada e ricamente decorada chegaria a Berlim?" Disse Matthias Wemhoff, arqueólogo estadual de Berlim, em comunicado.

O percurso da wakizashi, desde o Japão feudal até o porão de um prédio bombardeado em Berlim, permanece envolto em incertezas, no entanto, existem teorias.

É possível que o item histórico compreenda um presente de uma das delegações do Japão durante visita a Berlim no século 19. Alguns exemplos notáveis são a Missão Takenouchi, ocorrida em 1862, e também a Missão Iwakura, entre 1871 e 1873.

"Talvez a espada tenha sido um presente da Missão Takenouchi em 1862 ou da Missão Iwakura, onze anos depois, de enviados japoneses que visitaram a Europa e o resto do mundo ocidental para construir relacionamentos e coletar impressões", explica o comunicado.

Alemanha História Japão notícias arqueologia samurai

Leia também

Terra pode ter tido anel semelhante ao de Saturno, sugere estudo


Batman receberá estrela na Calçada da Fama de Hollywood


Entenda como buracos negros supermassivos podem "matar de fome" as galáxias


'João Sem Deus': Minissérie sobre condenado líder espiritual estreia na TV


Eva Hart, a menina que sobreviveu ao naufrágio do Titanic


Descoberta de quartel de 3.200 anos revela espada com inscrição sobre Ramsés II