Famosa ilha holandesa no Caribe, Curaçao pode ter parte de sua história reescrita após novas descobertas em antigo assentamento humano; confira!
Éric Moreira Publicado em 13/03/2024, às 12h36
Um estudo recente co-liderado pela Universidade Simon Fraser e pela Gestão Nacional de Memória Antropológica Arqueológica (NAAM) de Curaçao pode reescrever a história da ilha caribenha de Curaçao.
Isso porque foi escavado um antigo assentamento humano por lá, que não só é o mais antigo conhecido, como também é ainda anterior ao que se pensava que teria sido o início da habitação humana na região.
Publicado no Journal of Coastal and Island Archaeology, o estudo recente descreve que Curaçao foi colonizada pela primeira vez entre 5.735 a.C. e 5.600 a.C., o que seria até 850 anos antes do que se pensava. As descobertas foram feitas em um sítio do período Arcaico, localizado em Saliña Sint Marie.
Em comunicado, a professora associada do Departamento de Arqueologia da Universidade Simon Fraser, Christina Giovas, disse: "O que esta nova informação faz é empurrar a exploração inicial nesta região para uma época em que outras ilhas ao norte de Curaçao também estão a ser colonizadas."
Isto sugere que o movimento de pessoas do continente para as ilhas mais ao norte pode ter se enredado com parte do movimento de pessoas para Curaçao", completa.
+ Primeiros humanos a chegarem às Américas podem ter usado gelo marinho como estrada
Agora, a equipe de pesquisadores pretende retornar a Curaçao em 2025, a fim de se aprofundarem sobre como a ilha foi transformada pelos humanos ao longo do tempo, além de compreender as "lições que podemos aprender para futuros esforços de conservação", ainda de acordo com o comunicado.
Segundo o Heritage Daily, Curaçao é uma ilha e país que compõe o chamado Reino dos Países Baixos, localizada no sul do Mar do Caribe, onde está a região do Caribe Holandês. Seus primeiros habitantes, antes dos holandeses, foram os ameríndios Arawak e Caquetio, cujos ancestrais provavelmente migraram da América do Sul.
+ Amazônia colombiana foi colonizada há 13 mil anos, revelam artes rupestres
Os primeiros europeus só chegaram na ilha em 1499, com os membros de uma expedição espanhola de exploração liderada por Alonso de Ojeda. Nesse contexto, a maioria dos nativos foi escravizada para trabalhar na colônia de Hispaniola, como era chamada, e os restantes foram transportados a outros lugares como escravos, em 1515.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro