Kasparov, que ficou conhecido por ser o campeão mundial de xadrez mais jovem da história, é um crítico proeminente do governo russo
Giovanna Gomes Publicado em 07/03/2024, às 09h39
A Rosfinmonitoring, agência de monitoramento financeiro da Rússia, adicionou o ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov à lista de "terroristas e extremistas" do país, informou a agência de notícias estatal russa RIA nesta quarta-feira, 6. Kasparov é um crítico proeminente do governo russo.
A inclusão na lista implica em restrições às transações bancárias dos indivíduos listados, obrigando-os a obter aprovação sempre que desejarem usar suas contas. Com 60 anos hoje, Kasparov fugiu da Rússia em 2014 devido ao temor de perseguição.
Em 2022, o Ministério da Justiça da Rússia incluiu Kasparov e o ex-magnata do petróleo Mikhail Khodorkovsky em sua lista de "agentes estrangeiros", sujeitando-os a uma burocracia rigorosa, incluindo relatórios financeiros, segundo o portal G1.
Em 1985, aos 22 anos, Kasparov tornou-se o campeão mundial de xadrez mais jovem da história, um recorde que permanece inigualado até hoje. Naquele ano, ele derrotou outro famoso enxadrista russo, Anatoly Karpov. Kasparov e Karpov dominaram o cenário do xadrez nos anos 1980, enfrentando-se diversas vezes até 1990.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro