Segundo os pesquisadores, este é um dos maiores mosaicos já descobertos na região
Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/03/2021, às 13h27
Na pequena cidade de Rus, no sul da Espanha, pesquisadores identificaram um complexo de vilas romanas que foi denominado de El Altillo. As mais recentes escavações revelaram algo impressionante: um enorme mosaico romano. As informações são do Heritage Daily.
Uma equipe de arqueólogos da Universidade de Jaén foi responsável pela pesquisa, contando com o apoio do Ministério da Cultura e Patrimônio da Junta de Andalucía. As vilas romanas remontam ao século 4, mas foram ocupadas ao longo dos séculos 1 e 5.
O mosaico encontrado é um dos maiores já encontrados na região do sul da Espanha, conforme explicaram os especialistas. Ele tem proporções de 9 por 18 metros e apresenta desenhos geométricos e padrões guilhoché.
O presidente da Câmara Municipal de Rus, Manuel Hueso, afirmou: “Assumimos um compromisso muito determinado com o património de Rus, não só para valorizar o que consideramos ter potencial para divulgar a história do município, mas também para reescrever a história do olival na província”.
Além do mosaico, um cemitério, um forno de olaria para fazer ladrilhos e um moinho usado para produzir azeite foram encontrados durante as escavações que foram lideradas pelos arqueólogos Marcos Soto Civantos e José Luis Serrano Peña.
Afresco representando o último imperador bizantino é descoberto na Grécia
Autoridades encontram corpo de piloto que desapareceu em voo no Amazonas
Batalhão 6888: Diretor revela cena do filme que não aconteceu na vida real
Tamanco de madeira do século 15 é descoberto em fossa na Holanda
O distúrbio que o protagonista de "O Pianista" desenvolveu após o filme
Arqueólogos desvendam o local de batalha de Alexandre, o Grande