Centenas de artefatos arqueológicos, incluindo restos humanos, foram recuperados como resultado de uma ação policial
Ingredi Brunato Publicado em 03/01/2023, às 17h02
A polícia de Alicante, cidade da Espanha, anunciou na última sexta-feira, 30, ter apreendido uma das maiores coleções particulares clandestinas já encontradas na localidade.
O conjunto de artefatos incluía fósseis marinhos, ferramentas do Paleolítico, relíquias de cerâmica da Idade do Bronze, mosaicos romanos e itens de artilharia — tais como granadas e balas de canhão — datando do século 18.
Haviam, além disso, mais de 200 fragmentos de ossos humanos de idades variáveis, com alguns deles remontando a até mesmo 5 mil anos atrás, conforme informações repercutidas pela CNN.
A coleção ilegal de antiguidades estava distribuída entre duas residências diferentes, com o proprietário do primeiro edifício guiando os oficiais para o segundo em uma demonstração de cooperatividade com as autoridades.
Vale destacar que a ação policial de apreensão foi o resultado de semanas de investigação.
O estudo por especialistas poderá ajudar a datar a origem e o contexto das peças, aumentando assim o seu valor, e mesmo facilitando a localização de novos sítios arqueológicos”, afirmou a Guarda Civil espanhola em um comunicado ao público, também segundo a CNN.
Caso a posse dos bens descritos como de importância "histórica, artística, cultural e científica" pelos seus dois colecionadores seja considerada indevida, eles precisarão responder na Justiça da Espanha por suas ações.
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório
Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original
Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal
Filho de Vladimir Herzog elogia 'Ainda Estou Aqui': 'Homenagem'
Começa a ser erguido o maior prédio do mundo, na Arábia Saudita