O objeto tinha 719 anos e era usado por guerreiro de elite na Idade Média
Alana Sousa Publicado em 11/02/2019, às 18h00 - Atualizado em 12/02/2019, às 13h17
Uma espada medieval foi encontrada no fundo de um esgoto na cidade de Aalborg, na Dinamarca. A descoberta foi feita por dois homens que trabalhavam nas tubulações do local, quando para a surpresa o artefato veio junto com a evacuação do esgoto.
Segundo a Live Science, estima-se que a espada, de mais de um metro de comprimento, tenha ao menos 719 anos de idade. O artefato foi usado por um guerreiro de elite de 3 a 4 vezes em batalha antes de ser perdido.
"Adquirir uma espada na Idade Média era um assunto extremamente caro, e apenas a elite guerreira podia se dar ao luxo de carregar uma arma dessas", disse Museu Histórico da Jutlândia do Norte em uma declaração.
A espada tem um botão em forma de disco no cabo e uma cruzeta reta; a barra de metal servia para proteger a mão do lutador.
O engenheiro Henning Nøhr e seu assistente Jannick Vestergaard, da empreiteira Gunnar Nielsen, se mostraram surpresos com o achado. Apesar de ter sido encontrada no esgoto, o local ficava "no topo do mais antigo dos velhos calçadões", conta o arqueólogo Kenneth Nielsen.
Sobre as circunstâncias de o artefato estar em um esgoto, Nielsen diz que talvez o guerreiro tenha deixado cair a espada na lama durante um ataque militar em Aalborg. E acrescentou que “é raro encontrar uma espada de elite na rua, uma vez que a maioria das antigas armas de alto status é encontrada em túmulos”.
Os arqueólogos planejam continuar prestando atenção nas escavações de esgoto em andamento para o caso de mais artefatos serem desenterrados.
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro
Corpo de alpinista eslovaco é recuperado no Himalaia após escalada histórica
Navio romano com 2 mil anos é descoberto intacto na Sicília
Morre Dom Antonio de Orleans e Bragança, trineto de Dom Pedro II