O transporte foi baseado em um conceito proposto pelo fundador da Tesla, Elon Musk
Giovanna de Matteo Publicado em 10/11/2020, às 09h25
A empresa norte-americana Virgin Hyperloop, que está produzindo uma nova tecnologia de transporte, fez pela primeira vez um teste com passageiros com sua invenção futurista.
O teste se deu no deserto de Nevada, EUA, na tarde de domingo, 8, com dois funcionários da companhia norte-americana, que viajaram 500 metros de distância em apenas 15 segundos, atingindo uma velocidade surpreendente de 172kh/h.
Dentro de um cenário em que a fração de teste equivale a viagens de mais de 1.000 km/h, seria possível, por exemplo, atravessar uma distância como a de Rio-SP em menos de meia hora.
O transporte foi baseado em um conceito proposto pelo fundador da Tesla, Elon Musk, e já passou por anos de desenvolvimento antes que pudesse ser testado com pessoas reais.
O veículo consiste em trens de levitação magnética (chamadas de 'maglev') que são os mais velozes do mundo, e que ao serem colocados dentro de tubos de vácuo produzem tornados mais rápidos ainda.
A Virgin Hyperloop tem sua sede em Los Angeles, mas também está construindo modelos em outros países. Um deles está no Oriente Médio, onde estão explorando a possibilidade de um transporte que faça uma viagem de Dubai a Abu Dhabi em somente 12 minutos.
Sara Luchian, diretora de experiência do cliente e uma das duas pessoas que participou do teste, descreveu a experiência à BBC e especificou as dificuldades potenciais: "É claro que há muita infraestrutura a ser construída, mas acho que mitigamos muitos riscos que as pessoas não pensavam que fossem possíveis... A infraestrutura é um foco muito importante para tantas pessoas no governo. Sabemos que as pessoas estão procurando soluções. Elas estão procurando o transporte do futuro. Podemos continuar construindo sistemas de transporte de hoje ou de ontem e continuar encontrando os mesmos problemas que eles trazem. Ou podemos realmente procurar construir algo que resolva esses problemas."
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro