O presidente Lula se encontrará com Joe Biden nesta sexta-feira, 10
Redação Publicado em 09/02/2023, às 10h21
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve explorar, durante visita à Casa Branca, a possibilidade de promover uma aproximação entre os EUA de Joe Biden e a Cuba de Díaz-Canel. A reunião deve ocorrer nesta sexta-feira, 10.
O assunto, de acordo com informações do portal de notícias UOL, é tratado sob estrito sigilo por Brasília em razão da sensibilidade do tema
Segundo a fonte, Lula entende que Joe Biden não retirou as barreiras reimpostas a Cuba por Donald Trump. Para ele, é preciso voltar imediatamente ao ponto da política de Barack Obama, promover a flexibilização, para então acabar com o embargo norte-americano à ilha.
"Historicamente, os presidentes dos Estados Unidos não fazem muito sobre Cuba porque sabem que perdem os votos dos cubanos na Flórida. Acontece, porém, que Biden sabe que, no caso dele, esses votos já estão perdidos", disse o cientista político e sociólogo chileno Patricio Navia à RFI.
"Mas, o que Biden ganharia com um pedido de Lula sobre Cuba? Se reverter o que Trump repôs significasse um lucro político, Biden já teria feito", apontou o especialista.
De acordo com a fonte, esse passo beneficiaria tanto a Lula quanto Cuba, porém, aparentemente, não a Biden. Assim, para avançar com a iniciativa, o presidente brasileiro teria de oferecer algo em troca: ajudar o governo cubano, ou mesmo venezuelano, a promover mudanças em direção a uma abertura democrática.
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório
Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original
Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal