Imagem ilustrativa de um urso - Getty Images
Mundo

Em meio a controvérsia, Eslováquia autoriza abate de 350 ursos

Governo justifica medida como necessária para proteger a população, enquanto ambientalistas criticam a decisão como ilegal e desnecessária

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 02/04/2025, às 18h10

O governo da Eslováquia aprovou o abate de 350 ursos, alegando que os animais representam um perigo crescente para a população. A decisão, que gerou forte reação de ambientalistas, ocorre após uma série de ataques a pessoas, incluindo a morte de um homem no último domingo, 30.

O primeiro-ministro Robert Fico defendeu a medida, afirmando que a segurança da população é prioridade. "Não podemos viver em um país onde as pessoas têm medo de entrar na floresta", declarou em coletiva. O governo também declarou estado de emergência em vários distritos, devido à "presença indesejável" de ursos.

Segundo 'O Globo', a decisão do governo eslovaco contraria uma diretiva europeia que permite o abate de ursos apenas em casos de ataques a pessoas ou danos à propriedade, e quando não há outras alternativas. Ambientalistas criticam a medida, classificando-a como ilegal e desnecessária.

Redução

Segundo o Ministro do Meio Ambiente, Tomas Taraba, a Eslováquia possui mais de 1.300 ursos, e o abate de 350 animais reduziria a população a um "número suficiente" de 800. No entanto, ambientalistas argumentam que a medida é excessiva e que o governo deveria investir em medidas de prevenção, educação e manejo de lixo, além de informar a população sobre como se comportar na natureza.

Diante do aumento da população de ursos e dos incidentes, a Romênia, que possui a maior população de ursos da Europa fora da Rússia, também autorizou o abate de quase 500 animais, apesar das críticas de ativistas dos direitos dos animais e da diretiva europeia.

Europa Mundo morte notícias Eslováquia controvérsia ilegal União Europeia ursos críticas abate Desnecessário

Leia também

Dezenas de esqueletos são encontrados durante obras públicas em Bruxelas


Arqueólogos encontram antiga cidade egípcia e jarro com nome de filha de Nefertiti


Galáxia morta mais antiga e distante é encontrada pelo James Webb


Retirada da estátua de líder indígena em praça de Niterói chama a atenção de moradores


'Portão dos Deuses' em montanha peruana pode revelar antiga civilização


Pirâmide submersa intriga cientistas e pode reescrever a história da civilização