Imagem ilustrativa - Imagem de Andre Zan por Pixabay
Elefanta

Elefanta morre após se reunir com irmã que não via há 15 anos

Morte do animal, ocorrida no sul do Paquistão, trouxe novamente à tona o debate sobre o tratamento de paquidermes em cativeiro no país

Giovanna Gomes Publicado em 09/12/2024, às 08h33

A morte de uma elefanta no parque animal de Karachi, no sul do Paquistão, trouxe novamente à tona o debate sobre o tratamento de paquidermes em cativeiro no país. Sônia, que recentemente havia se reunido com uma de suas irmãs após 15 anos de separação, morreu poucos dias após o reencontro. O diretor do parque, Syed Amjad Hussain Zaidi, informou que uma autópsia será realizada nos próximos dias para determinar a causa da morte.

Segundo Zaidi, Sônia estava em boas condições de saúde durante um exame realizado há cerca de dez dias. Contudo, sua morte repentina levantou preocupações entre ativistas dos direitos dos animais, que há anos denunciam más condições nos zoológicos do país.

Elefantes no Paquistão

De acordo com o portal O Globo, a questão dos elefantes em cativeiro no Paquistão ganhou destaque em 2012, quando Kaavan, um elefante asiático mantido no zoológico de Islamabad, chamou a atenção internacional devido ao seu estado de saúde precário. Obeso e solitário desde a morte de sua companheira Saheli, ele viveu em um recinto de concreto inadequado até ser transferido para uma reserva no Camboja, após uma campanha global apoiada pela cantora americana Cher.

Em 2009, quatro elefantas irmãs foram capturadas ainda jovens na natureza e levadas ao Paquistão. Noor Jehan e Madhubala foram destinadas ao zoológico de Karachi, criticado por não atender aos padrões internacionais. Já Sônia e Malika foram levadas ao parque animal da cidade, considerado mais adequado pelos defensores dos direitos dos animais.

Em abril de 2023, Noor Jehan morreu aos 17 anos, após uma série de problemas de saúde. A ONG Four Paws responsabilizou a equipe médica do zoológico e pediu a transferência de Madhubala para o parque animal. As três irmãs sobreviventes foram finalmente reunidas há menos de duas semanas. "Hoje, depois da morte de Sônia, restam dois elefantes" declarou o diretor do parque.

Paquistão Zoológico irmã elefanta em cativeiro

Leia também

Tieta: Corte na abertura da novela decepciona Hans Donner


Acidente de ônibus deixa ao menos 10 mortos no Irã


No futuro, robôs poderão dizer como você está se sentindo a partir do suor


'Terrorista mais sexy da Rússia' é condenada após suposta sabotagem pró-Ucrânia


Atriz revela detalhes de bastidores de novela após morte de Daniella Perez


Operação resgata 160 crianças de seita judaica investigada por abusos na Guatemala