Á esquerda, Pocahontas e, à direita, Edward Norton - Wikimedia Commons e Reprodução / Twitter
Pocahontas

Edward Norton descobre que Pocahontas é sua 12ª bisavô

O ator descobriu no programa "Finding your Roots" que a indígena Pocahontas é sua ancestral

Redação Publicado em 04/01/2023, às 15h30

Edward Norton — ator, produtor e cineasta norte-americano — descobriu durante a estreia de exibição do programa "Finding your Roots", da PSB, que sua ancestralidade possui raízes nos primeiros dias da América colonial na Virgínia e que a lendária indígena Pocahontas, é sua 12ª bisavô.

Na edição em questão do programa apresentado por Henry Louis Gates Jr., Edward Norton descobriu que, em sua ascendência, está um soldado da Guerra Civil que escreveu para Abraham Lincoln, um ativista trabalhista pró-sindicato do final do século 19 e, surpreendentemente, Pocahontas, que em 1614 casou-se com o colono inglês John Rolfe.

Como repercutido pela People, Norton contou a Henry Louis Gates Jr. que isso é "absolutamente verdade", já que ele ouviu, ao longo de sua vida, histórias de família relacionadas à emblemática figura.

O ator também descobriu, em outra parte do episódio, que seu terceiro bisavô, de nome John Winstead, foi registrado como dono de escravos no censo de 1850 da Carolina do Norte. Norton descreveu a revelação como "desconfortável".

 A resposta curta é que essas coisas são desconfortáveis ​​e você deveria se sentir desconfortável com elas, todo mundo deveria se sentir desconfortável com isso", disse. "Não é um julgamento sobre você e sua própria vida, mas é um julgamento sobre a história deste país e precisa ser reconhecido antes de mais nada, e então precisa ser combatido."

Ancestralidade

Durante a revelação de que a ancestralidade de Norton poderia ser rastreada diretamente até os primeiros dias da América colonial na Virgínia, quando Pocahontas e John Rolfe se casaram, Gates contextualizou: 

John Rolfe e Pocahontas se casaram em 5 de abril de 1614. Shakespeare morre em 1616, só para colocar isso em perspectiva", contou. "Pocahontas morreu em março de 1617 em Grave's End, Inglaterra, e John Rolfe morreu por volta de março de 1622".

"Isso é o mais longe que você pode ir, a menos que você seja um viking", respondeu Norton durante o programa. "Faz você perceber que você é um pequeno pedaço de toda a história humana".

De acordo com Gates, o ator foi mais preparado às gravações "do que qualquer convidado de que me lembro". Desta temporada do programa também participou a atriz Julia Roberts que, segundo uma revelação de Gates, possui uma sequência de DNA semelhante o suficiente para determinar que ela e Norton possuem um ancestral em comum. 

Through a direct paper trail leading to Pocahontas and John Rolfes’ 1614 marriage certificate, @EdwardNorton learns that his family lore appears to be true. His 12th great-grandmother is Pocohantas!

Tune in TOMORROW night on @PBS at 8/7c for the Finding Your Roots premiere!! pic.twitter.com/54sTTt2YKY

— Henry Louis Gates Jr (@HenryLouisGates) January 2, 2023
Através de uma trilha direta de papel que leva à certidão de casamento de Pocahontas e John Rolfes em 1614, @EdwardNorton descobre que a tradição de sua família parece ser verdadeira. Sua 12ª bisavó é Pocahontas! Sintonize AMANHÃ à noite em @PBS às 8/7c para a estreia de Finding Your Roots!!", escreveu Henry Louis Gates Jr. em sua publicação no Twitter. 
curiosidades notícias Pocahontas Finding your Roots Edward Norton Henry Louis Gates Jr.

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro