À esquerda, Raí durante a cerimônia, e à direita, o irmão dele, Sócrates - Divulgação / Youtube / Jornal O Globo
Raí

Durante cerimônia do Bola de Ouro, Raí faz o ‘L’ de Lula e cita eleições

Raí foi o responsável por entregar o novo Prêmio Sócrates, dedicado a seu irmão

Redação Publicado em 17/10/2022, às 19h46

Nesta segunda-feira, 17, o senegalês Sadio Mané recebeu o Prêmio Sócrates, homenagem criada a partir deste ano pela revista France Football como parte da cerimônia do prêmio Bola de Ouro.

O júri que definiu o vencedor do prêmio contou com a participação do ex-jogador Raí, que é irmão de Sócrates, que faleceu em 2011. O troféu homenageia atletas que são envolvidos em causas sociais e leva o nome do ídolo corintiano.

Seu nome foi o escolhido para o novo prêmio devido ao papel de liderança dele na “Democracia Corintiana”, movimento que ocorreu no início dos anos 1980 no Brasil. Mané ganhou o título deste ano por sua atuação social junto a crianças, na província em que nasceu, Bambali.

Ele fundou uma escola em sua terra natal em 2019, e, em 2020, doou 40 mil libras (cerca de R$256 mil) ao governo de seu país para combater o coronavírus, segundo a Folha de S. Paulo.

Manifestação política

Raí, que é apoiador declarado do ex-presidente e atual candidato à presidência Lula, foi o responsável por apresentar o prêmio, e, durante seu discurso, fez um “L” com a mão, gesto característico da campanha do petista. Antes de entregar o prêmio, ele se referiu ao segundo turno das eleições no Brasil, que acontecerão no próximo dia 30.

O Sócrates representa ideais para um mundo mais justo, que valoriza a democracia, para criar um mundo melhor. O futebol é um aporte importante para isso. Este símbolo será eterno. Para isso, vamos pensar sobre a decisão importante que faremos nos próximos dias no nosso país. Nós sabemos de que lado ele estaria", disse Raí.
premiação 'Sócrates' 'L' Bola de Ouro 'Raí' 'Lula'

Leia também

Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa


Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha


'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço