Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, em 2016 - Drew Angerer/Getty Images
Donald Trump

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, se entrega à Justiça em Nova York

Donald Trump se entregou a Justiça nos Estados Unidos em meio a polêmicas que envolvem ex-atriz pornô

Redação Publicado em 04/04/2023, às 15h02 - Atualizado às 15h10

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, de 76 anos, se entregou a Justiça em Nova York. Ele se apresentou à Justiça norte-americana nesta terça-feira, 4, para demonstrar conhecimento formal das acusações criminais pelas quais ele foi indiciado. Trump se tornou o primeiro ex-presidente norte-americano, desde 1776, a ser indiciado criminalmente.

No domingo, 2, Trump postou na rede social Truth Social, da qual ele é dono, que ele iria ao tribunal. "Os EUA não deveriam ser assim! O promotor [Alvin Bragg] corrupto não tem caso. O que há é uma jurisdição onde é impossível que eu tenha um julgamento justo."

O processo contra Trump é resultado de uma investigação de cerca de cinco anos da promotoria distrital de Nova York. As denúncias contra o ex-presidente fazem referência a um episódio onde o político supostamente teria pago US$ 130 mil (R$ 667 mil) como suborno para a atriz pornô Stormy Daniels, com quem ele teria tido um caso em 2006, quando já era casado com Melania Trump, sua terceira e atual esposa.

No caso, o pagamento que Trump realizou teve o propósito de convencer Stormy a não levar o relacionamento dela e do ex-presidente para o público. O foco da investigação, porém, não é esse, e sim um possível reembolso feito pela Organização Trump ao advogado Michael Cohen, que teria pago o suborno, e também a suposta falsificação de registro comercial.

Um grande júri novaiorquino concordou e votou que os argumentos da Promotoria de Nova York tinham procedência, indiciando o ex-presidente. 

Estados Unidos Donald Trump EUA prisão suborno

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro