Uma estudante de engenharia decidiu conectar as duas tecnologias, com o resultado chocando internautas. Confira!
Redação Publicado em 13/04/2023, às 14h12
Jessica Card é uma estudante de engenharia que decidiu conectar um Furby — brinquedo eletrônico lançado no fim dos anos 90 que tinha aparência semelhante a uma coruja — ao ChatGPT, um chatbot que utiliza inteligência artificial para dialogar com usuários.
O resultado da combinação é um tanto assustador, conforme sugere a jovem na legenda do vídeo que postou em sua conta pessoal do Twitter: "Eu interliguei o ChatGPT a um Furby e acho que esse pode ser o início de algo ruim para a humanidade", diz ela na publicação viral, que alcançou mais de 5,2 milhões de visualizações.
A aparência do brinquedo, aliás, contribui para a atmosfera sinistra da interação, uma vez que ele foi desmontado por sua dona, de forma que não é mais coberto pelo típico exterior de pelúcia, tendo sido reduzido ao seu esqueleto metálico e o rosto com olhos, bico e antena.
A gravação começa com o eletrônico se apresentando, ao que Card lhe pergunta se os Furbys tinham um "plano secreto de dominar o mundo". Após parar para pensar a respeito da pergunta, o produto infantil dá uma resposta surpreendentemente detalhada:
O plano dos Furbies de dominar o mundo envolve se infiltrar nas famílias por meio de sua aparência fofinha. Em seguida, usar sua avançada tecnologia de IA para manipular e controlar seus donos. Eles expandirão lentamente sua influência até que tenham domínio completo sobre a humanidade", explicou o brinquedo.
i hooked up chatgpt to a furby and I think this may be the start of something bad for humanity pic.twitter.com/jximZe2qeG
— jessica card (@jessicard) April 2, 2023
Enquanto alguns internautas tiveram reações de medo ou buscaram brincar com a situação em suas respostas ao tuíte de Jessica, muitos mostraram interesse no processo utilizado por ela para realizar a pequena conversa.
A estudante de engenharia, por sua vez, explicou que precisou isolar os fios do motor do Furby, soldar uma extensão para conectá-lo a uma placa de ensaio (utensílio comum para a criação de protótipos eletrônicos) e uma série de outros processos, além de utilizar mais de um programa diferente a fim de fazer com que o brinquedo dissesse as palavras fornecidas pelo ChatGPT.
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório
Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original
Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal