Cena da animação "Ganhar ou Perder" ("Win or Lose") - Divulgação
Disney

Disney engaveta trama de personagem transgênero em animação

Disney optou por excluir trama de transgênero da animação "Ganhar ou Perder" ("Win or Lose"), produzida pela Pixar; entenda

Thiago Lincolins Publicado em 18/12/2024, às 10h40

A Disney anunciou na última terça-feira, 17, que a série animada "Ganhar ou Perder" ("Win or Lose"), desenvolvida pela Pixar, terá modificações significativas em relação à trama de uma de suas personagens transgênero.

A produção, que está programada para estrear em fevereiro, gira em torno de um time misto de softball de alunos do ensino fundamental e narra a contagem regressiva para o jogo do campeonato, com cada episódio apresentando a perspectiva de um personagem diferente.

Conforme informações divulgadas pela empresa, embora a personagem transgênero continue presente na narrativa, algumas falas vinculadas à sua identidade de gênero, parte integrante de um arco que se desenrolava nos episódios finais da série, foram suprimidas.

“Quando se trata de conteúdo animado para um público mais jovem,” explicou a companhia em comunicado. “reconhecemos que muitos pais preferem discutir determinados assuntos com seus filhos no momento e termos que julgarem apropriados.”

A decisão

A decisão de realizar essas alterações ocorreu durante o verão e foi revelada inicialmente pelo veículo The Hollywood Reporter.

Nos últimos anos, a Disney tem enfrentado críticas recorrentes de grupos conservadores pela inclusão de personagens e narrativas LGBTQ+ em suas produções voltadas para a família. Em 2022, o estúdio lançou "Lightyear", que apresentava um beijo entre pessoas do mesmo sexo, além de "Strange World", cuja história central incluía um adolescente gay.

No mesmo período, Bob Chapek, então CEO da Disney, enfrentou intensa pressão ao hesitar em condenar uma legislação anti-LGBTQ+ na Flórida. Sua eventual declaração foi considerada por um sindicato dos empregados como um "erro grave de julgamento".

Com o retorno de Robert A. Iger ao cargo máximo da companhia no final de 2022, ele observou que algumas produções do estúdio estavam excessivamente politizadas e ordenou uma revisão nas iniciativas em andamento.

A série "Ganhar ou Perder", criada por Michael Yates, Carrie Hobson e David Lally, conta com a participação do ator Will Forte como dublador do treinador da equipe.

Personagem História curiosidades corte disney jovens trans geração exclusão trama Ganhar ou Perder

Leia também

Representa Cleópatra? descoberta polêmica divide opiniões


O comerciante de Curitiba que se revelou um propagador do nazismo


Por que esculturas nos EUA estão com olhos esbugalhados colados?


Inferno em La Palma: Entenda como a série caiu em polêmica na vida real


O valioso relógio de ouro relacionado ao Titanic leiloado por US$ 1,97 milhão


A inusitada história da mulher que fez 300 amigas em 6 semanas