As tumbas de mais de 3 mil anos foram encontradas em Pilos, na Grécia e intrigam arqueólogos
Alana Sousa Publicado em 19/12/2019, às 07h00
Foi anunciada na última terça-feira, 17, a descoberta de dois túmulos antigos encontrados na cidade de Pilos, na Grécia. As tumbas estavam revestidas de ouro, e diversos artefatos valiosos foram localizados junto com os esqueletos. Os pesquisadores ainda trabalham com a possibilidade das múmias terem feito parte da realeza.
Até o momento não se sabe a idade ou sexo das ossadas, pois uma análise ainda está em andamento. A equipe da Universidade de Cincinnati, responsável pela expedição, revelou, no entanto, que as tumbas possuem 3.500 mil anos, e pertence à civilização micênica.
A estrutura estava escondida embaixo de 40 mil pedras — aproximadamente do tamanho de melancias —. Foram descobertos também objetos como jóias de ouro, anéis com dois touros esculpidos, uma pedra com dois leões em pé onde é possível ver na parte superior uma estrela de dois pontos.
Um artefato chamou a atenção dos estudiosos da escavação, um pingente de ouro tem a imagem da deusa egípcia Hathor. “Sua descoberta é particularmente interessante à luz do papel que ela desempenhou no Egito como protetora dos mortos’, disse em comunicado o co-diretor da equipe, Jack Davis, professor e arqueólogo da Universidade de Cincinnati.
Outros objetos feitos de ouro — como folhas da parede da tumba —, cornalina, ametista e âmbar também foram encontradas e agora passam por um processo de estudo aprofundado. A equipe declarou que pretende analisar os itens por mais dois anos.
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório
Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original
Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal