Arqueólogos descobriram materiais líticos polidos e gravuras rupestres no município de Juara
Isabela Barreiros, sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 15/07/2021, às 11h58
Ao longo dos anos, habitantes e arqueólogos do município de Juara, que está a quase 700 km de Cuiabá, no Mato Grosso, descobriram inúmeros sítios arqueológicos, que foram identificados e estão sendo constantemente estudados.
No fim do mês passado, pesquisadores do Museu do Vale do Arinos, localizado no município, identificaram artefatos pré-coloniais na região, o que indica que ancestrais humanos habitavam o local há mais tempo do que se pensava. As informações são do G1.
Já foram encontrados fragmentos de cerâmica e fósseis nas proximidades, mas, agora, os arqueólogos identificaram materiais líticos polidos e gravuras rupestres que possuem ao menos nove mil anos. A datação foi feita a partir de outros achados parecidos.
A partir das novas descobertas, é possível afirmar que grupos humanos viveram na região que hoje é o município de Juara no passado, o que prova ainda mais a importância do patrimônio arqueológico do Mato Grosso.
“É sempre gratificante fazer parte desse trabalho, uma vez que a função social do Museu do Vale do Arinos é proteger e difundir o patrimônio histórico e cultural regional”, afirmou o coordenador da Câmara Setorial de Arqueologia do Museu, Saulo Augusto de Moraes.
O especialista explicou que os materiais encontrados serão catalogados para que mais pesquisas arqueológicas possam ser feitas nas descobertas. No entanto, ele ressalta que o museu tem poucos recursos financeiros para bancar os estudos, o que dificulta o processo.
Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa
Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço