A descoberta do submarino - Κostas Thoctarides/Planet Blue
Segunda Guerra

Desaparecimento de submarino da Segunda Guerra é solucionado 81 anos depois

Mistério envolvendo submarino britânico da Segunda Guerra Mundial foi solucionado após mais de 80 anos; entenda a descoberta

Redação Publicado em 15/10/2024, às 16h19 - Atualizado às 16h20

Uma equipe de exploradores marítimos, liderada pelo especialista grego em operações subaquáticas Kostas Thoctarides, encontrou o naufrágio do submarino britânico HMS Trooper no Mar Egeu, ao norte da ilha de Donoussa.

A embarcação, que desapareceu em 1943 durante a Segunda Guerra Mundial, foi descoberta a uma profundidade de 235 metros, solucionando um enigma que perdurou por mais de 80 anos.

O HMS Trooper estava em uma missão secreta em outubro de 1943 para desembarcar três agentes da resistência grega na ilha de Kalamos. Após completar essa tarefa, o submarino foi encarregado de patrulhar o Mar Egeu, região onde as forças alemãs haviam posicionado minas navais, explica o Live Science.

Quando não chegou ao seu destino em Beirute no dia 17 do mesmo mês, todos os 64 tripulantes foram dados como mortos.

Detalhes da descoberta - Κostas Thoctarides/Planet Blue

 

A pesquisa conduzida por Thoctarides e sua equipe revelou que expedições anteriores estavam concentradas muito a leste da localização real do naufrágio. Com base em relatórios de guerra e análises detalhadas, os pesquisadores teorizaram que o submarino poderia ter afundadoentre ilhas gregas ocupadas ao oeste da área inicialmente suspeitada. A confirmação veio em 3 de outubro de 2024, quando o naufrágio foi finalmente localizado.

Tecnologia

A descoberta foi possível graças ao uso combinado de sonar e um veículo operado remotamente chamado "Super Achille", que permitiu mapear o fundo do mar e explorar a área com precisão.

O HMS Trooper foi encontrado partido em três grandes seções – proa, meia-nau e popa –, evidenciando que provavelmente colidiu com uma mina naval alemã.

Restos do submarino - Reprodução/Vídeo/Planet Blue History

 

Esta revelação também questiona relatos históricos sobre avistamentos do submarino em 14 de outubro de 1943. Aparentemente, tais avistamentos referiam-se a outra embarcação britânica da mesma classe.

Em um comunicado oficial da empresa Planet Blue, responsável pela operação de resgate subaquático, o estado deteriorado do naufrágio foi confirmado por meio da comparação com os desenhos originais da construção do submarino. Uma escotilha aberta na torre sugere que a embarcação navegava na superfície quando sofreu a explosão fatal.

Como um túmulo de guerra, o local não foi perturbado pela equipe de pesquisa. 

Richard Wraith, capitão da Marinha Real Britânica e filho do comandante do Trooper, Lt. John Wraith, expressou satisfação com a descoberta.

Restos do submarino - Κostas Thoctarides/Planet Blue

 

"Estou ciente há muitos anos do esforço árduo da equipe de pesquisa grega para localizar os destroços do submarino e agora estou muito satisfeito e animado que seus esforços foram recompensados", afirmou Richard em comunicado. "Espero que todos os familiares daqueles que se foram com meu pai possam usar a localização definitiva de Trooper como um ponto focal para enterrar quaisquer memórias de seus entes queridos".

Confira detalhes da descoberta no vídeo!

guerra descoberta Segunda Guerra arqueologia conflito pesquisa água mar submarino

Leia também

Harvey Weinstein é diagnosticado com câncer, segundo imprensa dos EUA


Caso Odebrecht: Ex-presidente do Peru é condenado a 20 anos por corrupção


Quiromante leu mão de John Lennon e previu seu assassinato, revela livro


O 'presente especial' que Elizabeth II não conseguiu entregar à bisneta


Por que sequência de 'Gladiador' substituiu ator que interpretou Lucius?


Contêiner de carga é sugado por motor de avião nos EUA