Harry escreveu uma correspondência esperançosa, mas foi abatido pelos alemães dias depois
André Nogueira Publicado em 26/05/2020, às 10h47
Uma família britânica recebeu, finalmente, uma carta de maio de 1940, enviada pelo soldado Harry Cole na Bélgica durante a ocupação nazista da Europa. Oitenta anos depois do ocorrido, o documento retrata a esperança do jovem militar na derrota alemã, que não ocorreu naquele momento. Cole foi morto por um franco-atirador três dias depois de escrever a mensagem.
Segundo reportagem do East Anglian Daily Times, a correspondência foi perdida pelo esforço dos Aliados durante a Operação Dínamo, que evacuou rapidamente Dunkirk após a derrota. Depois de décadas de desaparecimento, a carta foi então recebida pelo irmão de Harry, Clemmie.
Durante a revista dos documentos no Regimento de Suffolk, procedimento padrão de guerra, a carta teria parado na mão de um oficial alemão e guardada num sótão em Bonn, na Alemanha, ate 1968. Então, ela foi levada a uma embaixada britânica e arquivada até esse ano, quando foi entregue.
“A carta foi entregue ao irmão mais novo de Harry Cole como parte de um projeto para marcar os 80 anos desde a evacuação de Dunkirk”, afirmou o jornal Town 102, nas redes sociais. Clemmie ficou bastante comovido com o acontecimento.
Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa
Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço