Darth Vader em tribunal no Chile - Reprodução/Vídeo
Star Wars

Darth Vader é ‘condenado’ em tribunal chileno por crime contra seu filho, Luke Skywalker

Vilão lutava contra “congelamento perpétuo” em carbonita por decepar a mão do próprio filho em ‘O Império Contra-Ataca’; entenda!

Fabio Previdelli Publicado em 31/05/2023, às 14h17

No último domingo, 28, o Tribunal de Apelações de Valparaíso, no Chile, viveu uma audiência para lá de inusitada. Afinal, Darth Vader, vilão da saga Star Wars, foi julgado por um crime horrendo: ter decepado a mão de seu próprio filho, Luke Skywalker

A cena, mundialmente famosa pelo filme O Império Contra-Ataca (1980), serviu como um exercício educativo para aproximar o cidadão chileno do trabalho dos tribunais. A ação fez parte das celebrações do Dia do Patrimônio, celebrado naquele final de semana. 

+ 5 frases famosas de filmes que nunca foram ditas

Apesar da dramaticidade do ato, Vader, porém, conseguiu uma redução em sua pena. Antes condenado a "congelamento perpétuo", o Tribunal entendeu que o vilão deveria ser condenado somente pela "mutilação" e "não o que o Sr. Vader fez antes". 

Portanto, "tendo em conta as penas previstas no código penal espacial", Darth acabou sendo condenado a ficar congelado por 30 anos em carbonita, "sendo proibido de se aproximar por 30 anos da vítima, Luke, a pelo menos três planetas de distância", prosseguiu o Tribunal. O vilão também foi perpetuamente incapacitado para o "uso sombrio da força" e de seu sabre de luz. 

Em sua defesa, o advogado Juan Carlos Manríquez alegou que, em nome de Darth Vader, pedia "nada mais nada menos que Justiça". Ele acrescentou: "É um ser humano com direitos, ainda que em parte".

É quase uma máquina, mas também é um homem. É um pai", recordou o defensor. 

A ação 

À AFP, María del Rosario Lavín, presidente do Tribunal de Apelações, conta que o objetivo da atividade era trazer e esclarecer a Justiça para a população, "para que vejam o que se faz num tribunal da apelação, porque as pessoas sabem muito sobre processos e tribunais, mas não sobre a função que aqui se exerce".

Na minha carreira judicial, tive criminosos terrivelmente ruins, então a presença de alguém como Darth Vader não é novidade", completou Lavín.
notícias Chile Luke Skywalker Justiça Tribunal Darth Vader

Leia também

'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço


Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos


Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião