Indígenas Yanomami em Terra Yanomami - Reprodução/Twitter/SurvivalInternational
Yanomami

Crise Yanomami: Malária e desnutrição causou morte de quatro indígenas

Vítimas são três mulheres (de 45, 49 e 63 anos) e um adolescente (de 16)

Fabio Previdelli Publicado em 22/02/2023, às 10h48

Devido à invasão de garimpos ilegais, a Terra Yanomami — com mais de 10 milhões de hectares entre os estados de Amazonas e Roraima — passou a ser assolada pela disseminação de doenças, causando uma verdadeira crise humanitária na região. 

Na última segunda-feira, 21, quatro caixões levando indígenas foram levados para a Terra Yanomami. Os corpos, pertencentes a três mulheres (de 45, 49 e 63 anos) e um adolescente (de 16), são de vítimas da desnutrição e da malária. 

As informações foram divulgadas por Júnior Hekurari Yanomami, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kuana (Condisi-YY), e repercutidas pelo G1. 

A morte Yanomami

Ainda segundo o G1, os caixões do adolescente e da mulher de 49 anos foram transportados até a comunidade Yanomami da região de Surucucu; já os outros dois para Awaris, onde viviam. 

As quatro vítimas recebiam tratamento no Hospital Geral de Roraima (HGR), mas acabaram não resistindo. A primeira morte foi da mulher de 45 anos, que faleceu no sábado, 18. As outras três morreram na última segunda-feira, 20. 

Com a devolução dos corpos, as vítimas passarão pelos rituais fúnebres tradicionais do povo Yanomami, o Reahu, que dura por semanas. Primeiro, os cadáveres são deixados na floresta, até que se decompõem. Depois os ossos são cremados e as cinzas são guardadas até uma despedida final.

Brasil notícias doenças malária Desnutrição crise humanitária garimpo ilegal terra Yanomami

Leia também

Irmão de Kate Middleton conta ‘interrogatório’ dos sobrinhos ao apresentar namorada


Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro