Vaso quebrado acidentalmente por criança - Divulgação/Museu Hetch
Israel

Criança quebra jarro raro de 3500 anos durante visita a museu

Menino quebrou acidentalmente um artefato datado da Idade do Bronze durante visita ao Museu Hecht, na cidade de Haifa, Israel

Giovanna Gomes Publicado em 27/08/2024, às 16h30 - Atualizado em 28/08/2024, às 09h41

Uma criança quebrou acidentalmente um jarro de 3,5 mil anos durante uma visita ao Museu Hecht, na cidade de Haifa, em Israel. O artefato, que estava exposto próximo à entrada sem proteção de vidro, era considerado raro por estar intacto até então e datava da Idade do Bronze, entre 2200 e 1500 a.C.

Lihi Laszlo, funcionária do museu, explicou à BBC que, embora casos de danos intencionais sejam tratados com severidade e possam envolver a polícia, o incidente foi considerado um acidente.

O jarro foi acidentalmente danificado por uma criança que visitava o museu, e a resposta será de acordo", explicou Laszlo.

Apesar do incidente, o museu convidou a criança, um menino com idade entre 4 e 5 anos de idade, e sua família para uma nova visita, desta vez guiada, e acionou um especialista em conservação para restaurar o artefato, que deve retornar à exposição em breve.

Raro incidente

Ao ser questionado sobre a falta de proteção, o museu explicou que prefere exibir os itens sem barreiras sempre que possível e classificou o ocorrido como um "raro incidente".

A peça, provavelmente usada para transportar suprimentos como vinho e azeite de oliva, é anterior ao período dos reis bíblicos Davi e Salomão e era considerada um "achado importante" por sua integridade, uma vez que artefatos de cerâmica arqueológicos geralmente são encontrados em pedaços.

Israel Idade do Bronze criança museu jarro quebra jarro raro

Leia também

Terra pode ter tido anel semelhante ao de Saturno, sugere estudo


Batman receberá estrela na Calçada da Fama de Hollywood


Entenda como buracos negros supermassivos podem "matar de fome" as galáxias


'João Sem Deus': Minissérie sobre condenado líder espiritual estreia na TV


Eva Hart, a menina que sobreviveu ao naufrágio do Titanic


Descoberta de quartel de 3.200 anos revela espada com inscrição sobre Ramsés II